segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Escola de Tempo Integral
EE. “Antonio Perciliano Gaudêncio”
15.195-000 Ida Iolanda / SP
Série: 5ª a 8ª séries
Professora: Luciane Aparecida Assunção Tonete
Oficina Curricular: Orientação para Estudo e Pesquisa
Cronograma: 04 a 29 de novembro de 2008.
Projeto Encantando com o Conto
Contos de Charles Perrault
I. Justificativa:
Os contos de fadas são muito relevantes para educar de maneira inconsciente as crianças, que de alguma maneira, conseguem ter a oportunidade de viver junto aos personagens e as estórias da ficção situações difíceis e até mesmo dilema de nossas vidas. Porem, nas estórias infantis e nos contos de fadas essas situações são tratadas de maneira a serem bem compreendidas por seu leitor, que ainda está começando a criar seu censo critico e sua autonomia.

II. Objetivos:

Instigar o aluno a leitura e reconhecimento do tema específico, proporcionando atividade que lhe dê prazer.
Ao mesmo tempo discutir temas transversais como em Pele de asno, conto que possui como tema a polêmica central do incesto;Ética e Cidadania em Barba Azul; Cidadania em A Bela Adorme­cida no bosque; Trabalho e Consumo em Cinderela; Cidadania, Saúde e Educação Sexual em Chapeuzinho Vermelho;Pluralidade Cultural e Éticaem O Gato de Botas.

III. Habilidades:
· desenvolver a visão crítica e criativa. Fomentar sua autonomia para solução de problemas não apenas no contexto cotidia­no, mas também os que se apresentam para o indivíduo inserido como cidadão na sociedade.

IV. Metodologia:
Cada aula um aluno será sorteado para contar a história : A Capinha Vermlha, As Fadas, Barba Azul, O Gato de Botas, A gata Borralheira, Riquet o Topetudo, “A Bela Adormecida” e o Pequeno Polegar.
Durante a contação, eu farei perguntas sobre o andamento dos fatos, de forma que desperte suspense.
Na segunda etapa, iniciaremos uma conversa informal sobre a obra.
Na terceira etapa, os alunos, em grupos, realizarão passatempos (pintura dos desenhos, reprodução dos diálogos dos personagens nos balões da história em quadrinhos, dada pelo professor).
Farão reescrita dos contos ou de partes de contos que mais gostaram.
V. Avaliação:
Será continua através da observação do interesse, participação e organização dos alunos durante os ensaios e na apresentação do produto final.

Nenhum comentário: