domingo, 1 de abril de 2012

Indicação de Filmes para 8ª série: 1º Bimestre Geografia, História e Matemática _ Matrix

Professores: Luciane, Daniele e Alessandra
Tema: Sociedade em Redes


O desenvolvimento da técnica na sociedade do capital tende a aparecer como desenvolvimento tecnológico, com objetos complexos assumindo formas estranhadas, que sob certas circunstâncias sócio-históricas podem assumir alto potencial destrutivo. Na medida em que se amplia, o fetichismo da mercadoria imprime sua marca indelével na sociabilidade humana, constituindo formas complexas de fetichismo social, criando a aparência de uma tecnologia onipotente e malévola. O fetiche da técnica através dos objetos tecnológicos tendem a ocultar a verdadeira dominação do capital como relação social a serviço da reprodução hermafrodita da riqueza abstrata. Na medida em que a tecnologia assume novas formas materiais, instaurando novas técnicas de virtualização de base bio-informática de intenso cariz manipulatório, tal fetichismo da técnica alcança maior intensidade e amplitude, principalmente no plano do imaginário social. O problema da tecnologia é o problema do controle social capaz de abolir o fetichismo da matrix tecnológica. Na medida em que tais contradições do capital se acirram, explicita-se a necessidade do controle social dos objetos tecnológicos complexos, sob pena do aprofundamento da barbárie social, tendo em vista que eles são utilizados, em si e para si, como nexus de intensificação da manipulação e da produção destrutiva do capital.

Temas-chaves: técnica e tecnologia, capital e processo civilizatório, fetichismo e controle social, capitalismo manipulatório e novas tecnologias da virtualização.


Geografia:
a relação entre o filme Matrix e Geografia. A produção cinematográfica estadunidense The Matrix será explicada pelo viés crítico geográfico, no qual durante o texto as analogias irão sendo contextualmente apresentadas. Dando seguimento às analogias, um primeiro momento é dado com a exposição do Espaço Geográfico produzido pela Matrix, para tal, os autores dão cabo de explicações da chamada “Geografia Crítica”. No segundo momento emerge o que seria o viés ontológico da analogia Matrix-Geografia, propondo algumas maneiras de se conceber o espaço e a paisagem, para desvendar “o real” e, principalmente, para buscarmos oser da Matrix, em busca de uma nova existência espacial. Esta é a ambição utópica de contribuir para expressão mental da terceira ilusão espacial: o espaço mental-concebido.


História:
Durante a apresentação do filme as petianas Solange Alves e Luanna Nery, responsáveis pela atividade na disciplina, buscaram relacioná-lo com a teoria das ideias ou das formas de Platão.
A teoria platônica é exemplificada na Alegoria da Caverna, do Livro VII da República. Nesta obra Sócrates, em diálogo com Glauco, relata uma cena onde homens vivem presos desde que nasceram em uma caverna, em que há uma fresta por onde perpassa uma luz e impregna a parede com sombras do mundo real, os prisioneiros crêem que as imagens projetadas na parede da caverna seja o real. Um dia, um dos prisioneiros se liberta e inicia sua aprendizagem do mundo real. Assim como o protagonista que se liberta e parte em direção à luz (conhecimento): Neo (Keanu Reeves), que sai de sua “caverna-mente”, onde as máquinas projetam uma realidade virtual e inicia sua caminhada para descobrir o mundo verdadeiro.
O filme nos traz, no mínimo, uma questão filosófica: O que é o real?
"Nosso objetivo é conseguir através do cinema uma posição ativa de agente transformador em questões filosóficas, e auxiliar no conteúdo estabelecido no plano de curso da disciplina de história.

Matemática:

Matrix significa Matriz, e tem relação direta com o conceito de matrizes matemáticas, aquelas tabelas com colunas verticais e linhas horizontais que interagem matematicamente entre si. Hoje, o conceito de matrizes foi além da matemática e é altamente explorado pelas grandes corporations para melhor organizar e distribuir os trabalhos e projetos.

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