quinta-feira, 27 de março de 2008

Projeto Datas Comemorativas: Dia Internacional da Mulher


Escola de Tempo Integral
EE. “Antonio Perciliano Gaudêncio” - ETI
15.195-000 Ida Iolanda / SP
Professora: Luciane, Ellen, Fabiana, Dinéia, Tatiane, Márcia Alonso, Eliandra e Andréia
Oficina Curricular: Orientação Para Estudo e Pesquisa, Artes, Atividades Esportivas e Motoras, Informática, Experiências Matemáticas, Hora da Leitura, Saúde e Qualidade de Vida
Série: 1ª a 8 ª séries do Ensino Fundamental.
Projeto Datas Comemorativas: Dia Internacional da Mulher
I. Justificativa:
A comemoração do dia da mulher, que foi motivada pela fatídica morte de 130 mulheres no ano de 1857, quando as mesmas lutavam por seus direitos em uma fábrica de tecidos em Nova York, é uma data de extrema importância, pois possibilita reflexões e discussões acerca do papel da mulher na sociedade. Diante disso, faz-se necessário resgatar esse tema, a fim de possibilitar aos alunos do Ciclo I e II do Ensino Fundamental uma inserção mais crítica e participativa na sociedade contemporânea.
II. Objetivos:
· Possibilitar uma inserção mais critica e participativa na sociedade, através do resgate e conhecimento da história do dia Internacional da Mulher.
Resgatar o porquê da comemoração do dia internacional da mulher e sua representação social;
Colaborar para o desenvolvimento de uma consciência crítica da posição da mulher na sociedade;
Fazer levantamento e estudar a vida de mulheres que se destacaram ao longo da história;
Possibilitar contato mais efetivo com o computador e seu potencial de pesquisa;
III. Procedimentos Metodológicos:
Pesquisas na internet, jornais, revistas, livros sobre a história da mulher e suas conquistas;
Leitura e interpretação de textos;
Dramatizações teatrais;
Danças;
IV. Ações:
Participação ativa e dialogada dos alunos;
Confecção de cartazes homenageando a mulher por suas conquistas;
Realização de trabalho manual e troca de textos;
Pesquisa e confecção de linha do tempo – Mulheres que fazem história;
Discussões a partir de pesquisas na internet, leitura de textos;
Elaboração de diferentes tipos de textos;
V. Avaliação:
O trabalho propiciou um desenvolvimento integral dos alunos mobilizando seus conhecimentos, dialogando com saberes diferentes e ampliando assim informações de mundo, para além daquilo que já conheciam. Essa ação pode possibilitar uma transformação, para que as oficinas se torne de fato um espaço de construção coletiva, de autonomia, solidariedade e emancipação libertária, levando a uma prática educativa com base na relação entre pessoas, pois segundo Freire (1987, p.79), “os homens se educam em comunhão, mediatizados pelo mundo”.
VI. Cronograma:
03 a 11 de março de 2008.
___________________________

Nenhum comentário: