domingo, 30 de março de 2008

Orientação Para Estudo e Pesquisa

Escola de Tempo Integral
EE. Antonio Perciliano Gaudêncio_ ETI
Ida Iolanda _ Nhandeara / SP.
Professora Luciane, Tatiane, Fabiana e Ellen Carla
Oficina Curricular: Orientação para Estudo e Pesquisa, Experiências Matemáticas, Atividades Motoras e Arte.

Projeto:
Banco de Experiências Criativas da Comunidade Escolar Antonio Perciliano Gaudêncio

I. Justificativa:
Todo ser humano tem um estilo de aprendizagem e todo ser humano tem potencialidades. É tão individual como uma assinatura.
Está inserido numa sociedade, com diversidade sócio-econômica, cultural e familiar.
Isto se reflete na sala de aula. Pois no cotidiano escolar há tantas diferenças, quanto há entre grupos.
Portanto, faz-se cada vez mais necessário incluir nas ações didático-pedagógicas todos os estilos de aprendizagem. Permitindo que o referido processo se faça de forma personalizada e flexível.

II. Objetivos:
Tornar nossa escola melhor, ou seja, mais acolhedora, no sentido de propiciar a cada educando oportunidade de desenvolver suas competências e habilidades de forma integral;
Identificar um talento, uma habilidade, uma inteligência através da qual os educandos possam tornar-se o que desejam ser;
Integrar a equipe docente para realizar ações que desenvolvam as potencialidades individuais e coletivas dos educandos;
Expandir a visão de mundo dos educandos, ampliando os paradigmas orientadores, buscando a complementaridade e integração como princípios da ação;
Construir sua visão de futuro como pessoa e cidadão, inserido no mundo contemporâneo como agente promotor de mudanças;
Aprimorar a sensibilidade para apreciação de expressões artísticas, nas suas mais variadas formas;
Valorizar a arte como parte da vida do ser humano enquanto ser social, descobrindo seu próprio potencial de criação artística.

III. Habilidades:
Expressar-se de modo confiante e efetivo em qualquer situação;
Desenvolver a habilidade de usar as palavras com eficiência na escrita, para que outros entendam clara e objetivamente o que se quer passar naquele texto;
Encontrar soluções para impasses profissionais, pessoais e familiares;
Tornar-se um leitor instrumental eficaz;
Aprender novos trabalhos e tarefas físicas com facilidade;
Desenvolver a inteligência lógica, tornando-se autônomo na tomada consciente de decisões;
Exercitar a criatividade, para “criar” soluções para desafios reais;
Aproveitar seu Q.I. corporal para estar em forma e ter capacidade de aprender continuamente.
Desenvolver e aprimorar a Inteligência Emocional, quesito indispensável para ser saudável e equilibrado, convier bem com colegas e familiares.

IV. Procedimentos Metodológicos:
Aplicar testes de cunho cientifica para verificar o nível individual e coletivo da inteligências;
Diagnosticar e encaminhar casos de educandos que necessitem de acompanhamento especializado (psicopedagogo, psicólogo, psiquiatra, ou fonoaudiólogo);
Analisar e desenvolver intervenções psicopedagógicas a partir dos resultados dos testes, que permitam ampliar e aprimorar as diversas modalidades das inteligências;
Criar e aproveitar oportunidades para incentivar o desenvolvimento pessoal e coletivo, com a conseqüente transformação do ambiente educacional;
Estimular os educandos a rever seu modo de compreender e lidar com seu corpo/mente num processo permanente de conscientização e comunicação;
Destacar a interdependência entre os processos internos e a qualidade ambiental como direciona-la na compreensão do conceito de harmonia de vida, com ênfase na relação homem-natureza.

V. Ações:
Estabelecer padrões de relacionamento eu com o outro, fundamentados nos valores humanos;
Incentivar os educandos a assumirem a atitude de agente de atualização permanente, gerindo seu processo de aprendizagem, contribuindo para a organização, manutenção, disseminação e aperfeiçoamento do Banco de Dados de Experiências pedagógicas Criativas da Comunidade Escolar;
Compreender o uso de técnicas e procedimentos para resolver problemas da prática escolar de maneira estruturada e significativa;
Aproveitar ao máximo os materiais didático-pedagógicos oferecidos pela escola, incluindo os diversos ambientes de aprendizagem;
Explorar as mídias e tecnologias existentes no ambiente escolar.

VI. Avaliação:
Será realizada através da análise dos testes psicopedagógicas; Com relatórios individuais e coletivos;
A avaliação será contínua através da participação dos educandos nas diversas atividades desenvolvidas no cotidiano escolar;
A avaliação do Projeto Banco de Experiências Criativas Pedagógicas da Comunidade Escolar será através do produto final das Oficinas Curriculares.

VII. Cronograma:
Fevereiro a dezembro de 2008.
























Anexos:

01. Teste: Estilos de Pensamentos ou Raciocínio
_ Autor: Quantum Learning de Bobli Deporter.

Justificativa:
Quando se descobre que estilo de Aprendizagem e de pensamento que funciona melhor para cada educando, é possível ajuda-los a compreender melhor as outras pessoas, tornando-os mais flexíveis e eficazes no processo de aprendizagem.

Objetivo:
Identificar os estilos de aprendizagem preferidos como também os estilos de pensamento ou raciocínio favoritos de cada educando.
Preparar atividades que valorizem a aprendizagem abordando o canal preferido dos educandos, procurando atingir o máximo de educandos possível, contribuindo para uma aprendizagem mais efetiva.
Modelo do Teste Aplicado aos alunos do ensino Fundamental Ciclo II
Professora Luciane Assunção Tonete - la-at@yahoo.com.br - EE. Antonio Perciliano Gaudêncio _Orientação para Estudo e Pesquisada - SP E-mail: la_at@yahoo.com.br


Teste de preferência auditiva, visual ou cinestésica:
Gostaria de estar fazendo este exercício:
a) por escrito b) oralmente c) realizando tarefas

2) Gosto mais de ganhar presentes que seja:
a) bonito b) sonoro c) útil

3) Tenho mais facilidade de lembrar nas pessoas:
a) a fisionomia b) a voz c) os gestos

4) Aprendo mais facilmente:
a) lendo b) ouvindo c) fazendo

5) o professor ou palestrante que mais me agrada:
a) aquele que traz ilustrações, desenhos, cartazes, explana o assunto em detalhes.
b) aquele que fala pouco faz resumo no final da aula.
c) aquele que faz excursões ministra aula no campo, leva a laboratórios.

6) O que mais me irrita quando chego em casa:
a) desordem, copo em cima da mesa, almofadas no chão.
b) som alto, barulho, crianças correndo e gritando.
c) chega e faz mais bagunça, dança no ritmo da música.

7. Ao lembrar um filme, me vem à mente:
a) as cenas b) os diálogos c) as sensações

8. Nas férias, gosto mais de:
a) conhecer novos lugares b) descansar c) participar de atividades

9) O que mais valorizo nas pessoas:
a) a aparência b) o que elas dizem c) o que elas fazem

10) Percebo que alguém gosta de mim:
a) pelo jeito de me olhar b) pelo jeito de me falar c) pelas suas atitudes

11) Meu carro preferido tem que ser principalmente:
a) bonito b)silencioso c) confortável

12) Quando vou comprar algo procuro:
a) olhar bem o produto b) ouvir o vendedor c) experimentar

13) Tomo decisões com base principalmente:
a) no que vejo b) no que ouço c) no que sinto


14) No seu quarto:
a) combina tudo, cores de cortina com o carpete, colchas, armários em perfeita ordem;
b) tem a mobília necessária, tudo prático e organizado;
c) tudo desorganizado, o guarda roupa “ se abrir uma porta não fecha mais”, muitas almofadas, um ninho.

15) Minhas roupas são:
a) coloridas, tudo combinado, impecável.
b) clássicas, tradicionais com cores neutras.
c) bem larga, frouxa, confortável, nada combina.

16) Quando escolho um livro;
a) leio a capa, a contracapa, prefácio, meio, vejo se o livro é bonito.
b) olho a capa, a espessura, leio a última folha para ver como termina.
c) vejo se o livro é emocionante, forte, apaixonante.

17) Enquanto espero alguém, fico:
a) observando o ambiente b) ouvindo as conversas c) andando, mexendo com a mãos

18) Eu mais me entusiasmo quando:
a) me mostram b) me falam c) me convidam para participar

19. Ao consolar alguém, procuro:
a) mostrar um caminho b) levar uma palavra de conforto
c) abraçar a pessoa

20) O que me dá mais prazer:
a) ir ao cinema b) assistir a uma palestra c) participar de esportes


Faça as contas:
A: _________ vezes 5 = ___________%
B: _________ vezes 5 = ___________%
C: _________ vezes 5 = __________%













































02. Teste: Auto_avaliação e Conhecimento de si mesmo.

Justificativa:
Quanto mais um indivíduo se conhece, mais ele pode trabalhar seus pontos fracos e ampliar seus pontos fortes na construção do conhecimento podendo vir a ser um cidadão atuante em seu meio.

Objetivo:
Verificar o quanto cada educando conhece-se e gosta de si, do local em que vive e das pessoas com as quais se relaciona.

TESTE: CONHECIMENTO DE SI MESMO

Você acredita que o conhecimento de si mesmo é a chave do melhoramento pessoal?
a) sim ( ) b) não ( ) c) sem idéia nenhuma ( )

Acredita ser conhecedor de si mesmo, em profundidade, podendo assim identificar seus próprios impulsos?
a) sim ( ) b) não ( ) c) superficialmente ( )

Já se preocupou em descobrir os porquês de suas principais manifestações impulsivas no terreno das emoções? Como ódio, raiva, amor, etc.
a) sim ( ) b) não ( ) c) raramente

Refletir sobre si mesmo e auto-analisar-se é difícil/
a) sim ( ) b) não ( ) c) Sem experiência ( )

Como você reage quando sente que ofendeu alguém?
a) fica penalizado ( ) b) sente-se inquieto ( )
c) reage com indiferença ( ) d) pede desculpas ( )

Entristece-se ao constatar no seu íntimo, pôr vezes, sentimentos fortes que não consegue dominar? Exemplo raiva.
a) sim ( ) b) não ( ) c) indiferente ( )

Você já tentou relacionar os seus principais defeitos?
a) sim ( ) b) não c) não vê razões para fazer ( )

Diante de algum erro ou falha sua, como se sente?
a) indiferente ( ) b) deprimido ( ) c) procura corrigir-se ( )

Você já sofreu alguma dor profunda, passou por um período de doença ou por um momento que lhe tenha feito mudar os seus hábitos ou corrigir algum defeito?
a) sim ( ) b) não ( )

Você pensa que se sentiria mais feliz e alegre compreendendo e controlando melhor suas rações desagradáveis? Seu mau humor e pessimismo?
a) sim ( ) b) não ( ) c) Indiferente ( )

Avaliação:
Número de respostas certas __________ vezes 10 = _______________%


Auto Avaliação

Dê uma nota para você de Zero ( 0 ) a Dez (10).

01. Onde você mora nota: ________
02. Sua Alimentação nota: ________
03. O que você veste nota: ________
04. Educação que está recebendo nota: ________
05. Sua vida pessoal nota:________
06. Seu relacionamento familiar nota: ________
07. Sua vida social nota: ________
08. Cuidados com a saúde nota: ________
09. Aperfeiçoamento ( como está seu processo de
Aprendizagem) nota:_________
10. O que realizou até hoje nota:_________





























03. Teste Sua Emoção

Justificativa:
Desenvolver as competências e habilidades que envolvem a Inteligência Emocional.

Objetivo:
Verificar o nível de desenvolvimento da Inteligência Emocional de cada Indivíduo.


Teste suas Emoções

_ Psicólogo Martin Seligman
Universidade da Pensilvânia / EUA

Você esquece o aniversário de sua Mãe (seu pai):
a) Não sou muito bom em lembrar de aniversários ( )
b) Estava preocupado com outras coisas ( )

Você deve R$ 10,00 à biblioteca por atraso na devolução de um livro:
a) Quando estou envolvido naquilo que estou lendo, esqueço o prazo ( )
b) Estava tão envolvido escrevendo meu trabalho que me esqueci de devolver o livro ( )

Você perdeu a paciência com um amigo:
a) Ele ou ela sempre me irrita ( )
b) Ele ou ela estava de mau humor ( )

Você é obrigado a ficar de castigo por não ter cumprido um horário pré-estabelecido:
a) eu sempre me atraso em meus compromissos ( )
b) eu me atrasei desta vez ( )

Você está se sentido deprimido:
a) nunca consigo relaxar ( )
b) Estive excepcionalmente ocupado esta semana ( )

Um amigo lhe diz alguma coisa que o magoa:
a) Ele sempre diz coisas sem pensar nos outros ( )
b) Meu amigo estava de mau humor e descontou em mim ( )

Você levou um belo tombo enquanto patinava:
a) Patinar é difícil ( )
b) O patim estava com defeito ( )

Você engorda nos feriados e não consegue perder peso:
a) Dietas não funcionam a longo prazo ( )
b) A dieta que eu tentei não funcionou ( )

____________ A
____________ B
04. Teste: Dinâmica Mental

Justificativa:
Preparar aulas que envolvam e despertem a criatividade e atenção dos educandos promovendo uma aprendizagem efetiva e flexiva.

Objetivo:
Descobrir se os educandos são mais auditivos, visuais ou cinestésicos.










































05. Teste: Revelador do Quociente Mental Triático – RQMT

Justificativa:
Ao se avaliar quais formas de raciocínio são mais utilizadas pelos educandos, é possível aprimorar suas competências e habilidades.

Objetivo:
Identificar as formas de ação e raciocínio dos educandos.

Luciane Assunção Tonete - la-at@yahoo.com.br - EE. Antonio Perciliano Gaudêncio _Orientação para Estudo e Pesquisa

Perguntas para o Revelador do Quociente Mental Triático(RQMT)
Dê-se uma nota de 1 (que é o mínimo) a 5 (que é o máximo) e anote dentro da figura da mesma linha. Depois, some os números de cada uma das três figuras e veja a interpretação.
01 - Se vejo ou escuto alguma coisa, eu observo bem, quero entender bem?_____
02 - Gosto de inventar coisas e organizar a turma para trabalhar junto?________
03 - Como sou na minha religião, acredito, tenho fé, sei orar?_________
04 - Sou alegre, gosto de brincadeiras, gosto de dar risadas?_________
05 - Sei falar, discutir, defender-me com palavras, sem brigar?________
06 - Acontece muito eu adivinhar o que vai acontecer? _________
07 - Sei gostar dos outros, sei agradar? ____________
08 - Faço muitas perguntas? _______________
09 - Quando falo, faço muita gesticulação com o rosto e com o resto do corpo?______
10 - Sei colocar-me na situação de outras pessoas e sentir o que elas sentem?_____
11 - Consigo notar logo o certo e o errado em mim, em casa e nas lições da aula?_____
12 - Se me perguntarem "como foi na escola", sei contar tudo, Tim tim por tim tim? _______
13 - Nas compras ou trocas que faço, já sei quanto ganho e quanto perco?______
14 - Gosto de inventar jeitos novos de fazer e arrumar as coisas?
15 - Penso muito ou pouco antes de fazer alguma coisa?
16 - Gosto de estudar através de experiências ou fazendo coisas com as mãos?
17 - Sei fazer trabalhos manuais bem feitos?
18 - Consigo prestar bem atenção nas aulas o tempo todo?
19 - Organizo e cuido bem dos meus livros, meus brinquedos e minhas roupas?
20 - Gosto de me arrumar bem?
21 - Gosto de me arriscar para mostrar coragem, para ganhar dos demais?
22 - Quando noto algum defeito, sou capaz de falar a verdade, de fazer críticas?
23 - Quando quero alguma coisa, eu luto muito por ela até conseguir?
24 - Costumo pensar muito na minha vida daqui a 10 ou 20 anos?
25 - Sei mexer bem com aparelhos de som, videogame e controle remoto?
26 - Gosto muito de fazer trabalhos, de ajudar em casa, de ocupar-me?
27 - Gosto de fazer contas, guardar números na cabeça e estudar matemática?
Interpretação
Lógico, analítico, lado esquerdo do cérebro, subgrupo antioficial (que se opõe, critica, quer inovar), cultura científico-informacional.
Emocional, intuitivo, sintético, lado direito do cérebro, subgrupo oscilante (que quer união, se submete, coopera), cultura artístico-espiritual.
Prático, operacional, lado central do cérebro, subgrupo oficial (que organiza, manda, exige), cultura científico-econômica.
Escala:Máximo 45 pontos.Médio de 27 a 35 pontos.Mínimo 9 pontos.
Lei da proporcionalidade:Números iguais se anulam, lados iguais ou muito próximos comprometem a decisão, a ação;Diferença maior que 8 entre os lados, criam desproporção e tirania do lado mais forte.
Some os pontos para cada figura:
∆ ________ razão
O ________ emoção
 ________ ação

Nenhum comentário: