domingo, 20 de abril de 2008

Alunos da 6ª preparam apresentação para o Dia de Tiradentes

Projeto Datas Comemorativas: Tiradentes

QUANDO TUDO ACONTECEU...
- 1746: Nasce em Pombal, distrito de S. José del Rei (hoje Tiradentes), Minas Gerais, Joaquim José da Silva Xavier. Os pais são Domingos da Silva Santos, nascido em Portugal, e Maria Antônia da Encarnação Xavier, nascida na Vila de São José del Rei (Brasil).
- 1755: Morre Maria Antônia; o viúvo e os órfãos mudam-se de vez para a Vila de São José.
- 1757: Órfão de pai.
- 1780: Arregimenta-se como soldado.
- 1781: É promovido a Alferes.
- 1786: A mando do governador da capitania de Vila Rica, leva brilhantemente a cabo estudos demográficos, geográficos, geológicos, mineralógicos - quer de aplicação civil, quer militar.
- 1788: Envolve-se na Inconfidência contra a Coroa portuguesa
- 1789: Como conspirador, é preso no Rio de Janeiro.
- 1792: É enforcado em praça pública e depois esquartejado.
No dia 21 de abril de 1792, Tiradentes é enforcado no Largo do Lampadário, no Rio de Janeiro. Dos Inconfidentes, é o único executado e serve de exemplo. O seu corpo é esquartejado. Pedaços dele são espalhados pela estrada que vai para Vila Rica. Uma gaiola com a sua cabeça é alçada a um poste cravado no centro de Vila Rica.
De morte assim "matada", Tiradentes morre solteiro. Deixa, porém, dois filhos menores, Joaquina e João. Apesar de terem declarado infame o nome do pai e o da família, João é adotado por um comerciante. Seguirá a carreira militar. Joaquina vive com a mãe até a maioridade - ambas pobres, afastadas do mundo e de todos, privadas de auxílio pelo clima de terror.
Eugênia Maria de Jesus, a companheira de Tiradentes, era considerada bonita - despretensiosa, clara, de olhos azuis. Mas a pobreza tudo mata. Tiradentes será herói e lenda, elas de nada sabem.

Bandeira da Inconfidência.







Palavras da bandeira significam: LIBERDADE AINDA QUE TARDIA.

Nenhum comentário: