A roda é uma das seis máquinas simples com vastas aplicações no transporte e em máquinas mecânicas, caracterizada pelo movimento rotativo no seu interior.
Antiguidades da Núbia usavam a roda para cerâmica e roda de água.[6][7] Se considera que as rodas de água da Núbia eram movidas por bois.[8] Também se sabe que os núbios usavam bigas puxadas por cavalo importadas do Egito.[9]
A invenção da roda então ocorreu no final do Neolítico, e pode ser vista em conjunção com outros avanços tecnológicos que deram início a Idade do Bronze. Note que isso implica na passagem de vários milênios sem roda mesmo depois da invenção da agricultura e da cerâmica:
- 9500–6500 a.C.: Neolítico acerâmico
- 6500–4500 a.C.: Neolítico cerâmico (Halaf)
- ca. 4500 a.C.: invenção da roda de oleiro, início da Idade do Cobre (período de Ubaid)
- 4500–3300 a.C.: Idade do Cobre, primeiros veículos com roda, domesticação do cavalo
- 3300–2200 a.C.: Idade do Bronze
- 2200–1550 a.C.: Idade do Bronze, invenção da biga
Um uso mais amplo da roda foi provavelmente adiado pela necessidade de ruas mais lisas para as rodas serem eficientes. Carregar os bens nas costas teria sido o método preferido de transporte para as superfícies com muitos obstáculos. A falta de desenvolvimento das ruas impediu uma ampla adoção da roda para transporte até o século XX nas áreas menos desenvolvidas.
fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Roda
Nenhum comentário:
Postar um comentário