quinta-feira, 27 de setembro de 2012

o que é bullying / bullying nas escolas

2 comentários:

Unknown disse...

Bullying
Bullying, uma coisa “sem noção”, cometido por pessoas que realmente não tem amor por si próprio e, com isso, machucam outras pessoas, achando que vão afogar suas mágoas. A história a seguir conta o que aconteceu com Julia, uma menina que sofreu Bullying, assim como muitas crianças...
“Julia tinha 12 anos quando tudo começou. Ela tinha medo de falar com seus pais e com a direção da escola, mais sim, ela sofria muito. Sofria por ter um excesso de peso, por ser ‘a mais gordinha da turma’. Seus colegas da sala de aula diziam que ela necessitava emagrecer, mais ela não conseguia, pois seu excesso de peso era genético.
Julia sofreu essa humilhação por 4 anos, até que ela deu um basta na história e começou a emagrecer loucamente. Em dois meses perdeu 15 kg e assim por diante. Quando passou-se 6 meses, Julia estava anoréxica e seus pais resolveram ir até a escola onde ela estudava.
Ao dizer o estado que Julia estava, seus colegas começaram a contar tudo o que havia acontecido e qual foi o porquê que Julia estava emagrecendo daquele modo. Seus pais ficaram arrasados, e se perguntava o porquê que a filha não contara a eles.
Então os pais de Julia conversaram com a classe e foi todos visitar ela, que estava em estado grave, de tanto magra que estava. Todos pediram desculpas e alguns confessaram que era até inveja, pois Julia é uma menina super estudiosa, de tirar sempre notas altas...”
Nesse caso tudo terminou bem, mais tem outros casos que simplesmente as pessoas que sofrem com o Bullying se matam. Se você comete bullying está na hora de parar e pensar nas conseqüências.

Gabhý Sumãn disse...

Bullying
As crianças ou adolescentes que sofrem Bullying podem se tornar adultos com sentimentos negativos, e baixa auto estima. Tendem a adquirir sérios problemas de relacionamento, podendo, inclusive, contrair comportamento agressivo. Em casos extremos, a vítima poderá tentar ou cometer suicídio.
O aluno alvo de Bullying se culpa muito pelo que acontece, e é preciso esclarecer isso: um aluno que agride outro, na verdade, também precisa de ajuda, pois está diminuindo o outro para se sentir melhor, e certamente não é feliz com isso, por mais que demonstre o contrário. A turma entra na onda por medo, não por concordar. Enxergar a situação dessa forma pode ajudar muito.
As brincadeiras que ferem o Bullying são: Ameaças, agressões, humilhações... a escola pode se tornar um verdadeiro inferno para crianças que sofrem nas mãos de seus próprios colegas, ainda mais nos dias de hoje, em que a internet pode potencializar os efeitos devastadores do Bullying.
Bullying é agressão psicológica ou física, quando uma pessoa tem intenção de machucar alguém. Nós não concordamos com essas atitudes, pois fazem com que as pessoas se sintam inferiores a quem o pratica. Essa violência, cada vez mais, está ocorrendo em lugares públicos, em escolas e até mesmo no trabalho de algumas pessoas.
As vítimas que sofrem esse tipo de agressão são excluídas do grupo. Sofrem com apelidos, zombaria e humilhação. Elas podem até entrar em depressão e se isolar de tudo e todos. As pessoas devem ser civis, ter civilidade, ou seja, ter um conjunto de procedimentos formais que garantem um bom relacionamento entre membros de uma sociedade.

A civilidade começa na família, deve estar presente na convivência entre pessoas, nas escolas, na comunidade e tem que estar em todo planeta, na educação de todo ser humano.