quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Projeto: Leitura Virtual & Escrita Digital

Professora: Luciane Aparecida Assunção Tonete série: 1º ano “A” a 8ª “A”
Período de execução: 2011
I. Justificativa:
Numa época cada vez mais digitalizada faz-se urgente a alfabetização e inclusão digital na educação, para que esta inclusão se torne prazerosa e eficaz pode-se utilizar os contos, pois estes estimulam a criatividade e desenvolvem o hábito da leitura e escrita utilizando-se os recursos tecnológicos.
II. Objetivos:
 Desenvolver produções textuais relacionadas a leitura de contos infantis impressos e em E-Books;
 Adaptar histórias e criar personagens no aplicativo paint inserindo-as no Power pont;
 Utilizar as novas histórias na leitura e roda de conversa literária com alunos do ciclo I;
III. Habilidades:
 Compreensão de texto; identificação dos tipos e gêneros textuais; caracterização dos personagens; coordenação motoro, concentração e comunicação.
IV. Procedimentos:
 Deixar os alunos escolherem livros infantis para ler e adpatálos;
 Apresentar o E-Book “Um Mundo de Aventuras” com os contos: A Ilha do Tesouro; Hércules; História de Dálmatas; Mulan, Pocahontas; Rei Arthur; Rei Leão das Savanas e Robin Hood; CD_ROM: Clássicos Inesquecíveis: Chapeuzinho Vermelho, Rapunzel; Cinderela; Pinóquio e Branca de Neve e estimular a leitura compartilhada e comentada dos alunos;
 Orientar os estudantes a criarem os personagens Np aplicativo paint e depois inseri-los em suas histórias no Power point.
V. Ações:
Explicar que eles irão ler histórias de um jeito novo _ virtual, ou seja, na tela do computador; que estas histórias são animadas; e eles poderão interagir com as mesmas num segundo momento através dos jogos contidos no CD_ROM;
Demonstrar como funciona os E_BOOkS, para que estes possam ser manuseados de forma independente;
Depois da leitura e dos jogos interativos, eles escolherão a história que mais gostaram e daptá - la;

VI. Avaliação: Será contínua e participativa, pois levará em conta o desempenho dos educandos durante o processo de confecção e editoração do jornal.

Nenhum comentário: