quinta-feira, 18 de novembro de 2010

17 e 18 de novembro SARESP

 
Posted by Picasa
AVALIAÇÃO
Por que fazer o Saresp?
Divulgação Escolas particulares e municipais também podem participam do Saresp é um dos indicadores que compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação de São Paulo, o IDESP. Mais do que avaliar as escolas, o Saresp ajuda a monitorar e a traçar planos e metas para o ensino das escolas públicas paulistas. "Com base nos resultados do Saresp as equipes das escolas podem aprimorar seus projetos pedagógicos e enfrentar os problemas identificados na avaliação, para que seja possível aprimorar a aprendizagem dos alunos.", diz Maria Helena Guimarães, ex-secretária de Educação do Estado de São Paulo, criadora da avaliação.

Para a avaliação ser bem sucedida, o engajamento da família é fundamental. Além da prova, pais e alunos têm de responder um questionário socioeconômico e dizer quais são suas expectativas em relação às escolas. O objetivo é traçar um perfil detalhado da situação social, econômica e cultural das famílias dos alunos da rede estadual.

A partir de 2008 o Saresp foi incrementado e passou a nortear a grade curricular de todas as instituições estaduais de São Paulo. Uma das conseqüências dessa medida é reduzir a defasagem dos alunos. É o que atesta Aparecida Deise Tamous, diretora da escola de 1ª a 4ª série Dr Luis Arrobas Martins, que teve a 2ª maior nota no Saresp. "Muitos alunos não chegavam ao fim de cada ciclo sabendo o que deveriam. Com o diagnóstico do Saresp, conseguimos reduzir bastante o número de alunos defasados", afirma. A referência da avaliação, no entanto, só tem efeito quando o trabalho é bem aproveitado. "O Saresp é uma bússola, nos indica o caminho. Mas a responsabilidade de desenvolver as habilidades nos alunos é nossa. Esse processo de construção do conhecimento é uma prerrogativa da equipe pedagógica da escola", defende.

Os resultados do Idesp de 2008 revelaram um avanço significativo no ensino fundamental e médio das instituições públicas do estado. De acordo com o índice, 80,8 % das escolas estaduais evoluíram e 71,4 % delas atingiram todas as metas.

Mesmo com todo esse progresso no rendimento escolar o desafio ainda é grande. Basta lembrar que a média das escolas paulistas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é 4 - a nota considerada satisfatória pelos especialistas é 6. Pra algumas escolas o diagnóstico do Saresp, aliado ao trabalho da escola e à participação efetiva dos pais, tem sido útil para melhorar. "Superamos nossa meta de 2008, que era 5,97, atingindo a nota 6,37. Foi um trabalho de equipe entre todos da coordenação, professores e os pais. No início, foi difícil atrair a comunidade, mas hoje todos ficam felizes e orgulhosos com a escola", comemorou Edy Baldassi, diretora da escola Prof.ª Blanca Zwicker Simões, que tirou a nota mais alta no Saresp 2008.

Em 2009, quase 2,5 milhões de estudantes das redes públicas e particulares do Estado de São Paulo se inscreveram para o Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp). Ao todo, foram avaliados 2.474.817 estudantes: 1.780.122 de escolas estaduais, 625.950 de escolas municipais e 68.745 de escolas particulares. Em 2010, a prova acontecerá em novembro.

Nenhum comentário: