terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Co0ntrato Pedagógio.

Para Alunos do Ensino Fundamental, ciclo I e II
Na Escola

Relacionando-se com os adultos

Espere sempre ser tratado com respeito e carinho e retribua da mesma forma. Espere sempre ser ouvido, mas saiba, também, escutar.
Espere que seu professor seja pontual, assim como você deve ser. Espere que sua aula seja planejada com seriedade e capricho, de forma a atender às suas necessidades e às de sua turma.
Procure colaborar para que as atividades sejam bem realizadas.
Defenda seus direitos, sabendo respeitar os dos outros. Aprenda a questionar e reivindicar quando sentir necessidade, sempre de forma respeitosa.

Relacionando-se com os colegas:

Nas discussões e debates, defenda suas idéias sem desrespeitar as dos outros.
Aceite qualquer colega para o trabalho e procure diversificar suas escolhas para as brincadeiras.
Saiba ser gentil e generoso.
Nunca deixe um colega triste e sozinho.
Respeite o jeito de cada um aprender.
Esteja sempre pronto a ajudar.
Não mexa no material dos colegas sem pedir.
Não brigue, insulte ou deboche.
Hora da entrada
Para que a espera do sinal seja mais tranqüila:
Não jogue bola.
Evite brincadeiras agitadas.
Permaneça no pátio.
Se estiver chovendo, espere o sinal no salão.

Em sala:

Procure ouvir o professor e os colegas.
Espere sua vez para falar.
Esteja sempre pronto para o trabalho.
Tenha o material completo e organizado.
Procure não se distrair com outros materiais (brinquedos só podem ficar fora da mochila na hora do recreio).
Se o trabalho for individual, procure não se distrair com os colegas.
Se o trabalho for em grupo, procure cooperar.
Faça as tarefas com capricho.
Nunca se debruce nas janelas.
Não saia da sala sem avisar.
Ao sair de sala por algum motivo (banheiro, beber água, buscar material etc) não se esqueça que o trabalho continua. Não perca tempo.
Saiba respeitar os materiais coletivos e usá-los somente com autorização.
No lanche :
Lave as mãos.
Forre a mesa.
Espere, no seu lugar, o suco ser servido.
Evite desperdício de refresco e merenda.
Jogue o lixo na lixeira.
Lanche com calma e sentado.
Só troque o lanche com os colegas vizinhos.
Não pegue o lanche do colega sem que ele concorde.
Saiba dividir.
Mantenha o espaço limpo.
Não traga refrigerante e evite alimentos que precisem ser guardados na geladeira.

Na troca de salas:

Não corra pela escola nem pare para brincar no caminho.
Procure fazer o menor barulho possível. Lembre-se que as outras turmas estão em aula.
Acompanhe sempre a sua turma.
Espere com calma sua vez de entrar em sala.
Quando for necessário deixar algum material (sapatos, mochilas etc.) em áreas de circulação, procure ser mais organizado que normalmente.
Nunca abandone sua mochila em local descoberto.

No recreio:

Brinque a valer sem machucar os colegas ou se colocar em risco, respeitando, também, as pessoas que estiverem passando.
Se algum colega se machucar, corra para ajudar e chame o adulto mais próximo para socorrer.
Respeite as combinações para divisão e utilização dos espaços.
Não são espaços de recreio o banheiro, a cozinha, a sala dos professores, a secretaria, a sala de aula, as salas de coordenação e direção, o salão e a biblioteca.
Participe dos jogos e brincadeiras respeitando a orientação dos professores.
O computadores e a internet podem ser utilizados, mas não esqueça de compartilhar as máquinas e, ao sair, fechar o programa que usou.
Nunca ligar ou desligar os computadores sem autorização do professor;
Pedir licencença para levantar-se, sair ou entrar na sala;
Cada coisa tem seu lugar.
Mantenha sempre os espaços em ordem.
Não carregue os brinquedos para outro espaço.
Nunca deixe de guardar o que usou.
Se você sair e deixar o brinquedo que estava usando com outro colega, lembre-se de avisá-lo de que ele, agora, será o responsável.
Nunca abandone seu parceiro na hora da arrumação.
Saiba compartilhar com seus colegas os jogos e brincadeiras, principalmente os mais disputados como o pingue-pongue.
Lembre-se de que se você não guardar bolas, bolinhas e raquetes no lugar certo, amanhã poderá não encontrá-las para brincar.
Caso encontre alguma peça perdida e não consiga identificar a qual jogo pertence, coloque-a na caixinha de achados e perdidos da própria sala.

Na saída:
Arrume sua mochila com atenção.
Deixe a sala organizada e limpa, se cada um manter seu espaço limpo teremos uma escola organizada e cuidada.
Verifique se não esqueceu nada embaixo da mesa.
Não corra, não jogue bola, nem participe de qualquer brincadeira agitada nesse momento.
Espere seu responsável no local indicado para a sua turma.
Tenha cuidado com as crianças menores e seus acompanhantes que estão circulando.

Como resolver problemas?

O que fazer quando você...
Se sentir agredido ou ficar com muita raiva?
Se sentir injustiçado, desrespeitado?
Perder algum objeto na escola?
For testemunha da atitude de algum colega ou adulto que possa prejudicar você, seus colegas ou a comunidade escolar?
Se sentir com medo de enfrentar alguma situação?
Tiver dúvidas ou não conseguir dar conta da tarefa proposta?
Descobrir que esqueceu o lanche ou o material escolar?
Tiver recado na agenda?
Se sentir triste ou sozinho?

Procure...

sempre o apoio dos amigos.
o apoio do professor mais próximo ou de quem você mais gosta e confia.
conte também com a ajuda das coordenadoras, diretores e de todos os funcionários da escola.
leve a discussão para a sala de aula.
Na dúvida consulte o professor, ele saberá orientá-lo para fazer a coisa certa.

Fora da Escola

O passeio escolar é também aula.
Procure estar atento para aprender e lembre-se das regras de sala.
Não esqueça do uniforme.
Você não poderá sair sem ele.
Traga sempre assinada a autorização dos pais.
Seja educado com quem nos recebe e com todos que encontrar no caminho.
Não se coloque em risco.
Acompanhe sempre seu grupo e o professor responsável.
Observe as regras do lugar que estamos visitando.
Precisamos de uma conduta adequada a cada espaço.
Não jogue lixo no chão e preserve sempre o ambiente que você está explorando.

Limites:

Peça sempre a seu responsável para justificar seus atrasos.
Eles serão registrados em sua agenda.
A partir do terceiro atraso mensal, seu responsável poderá ser chamado para conversar com a coordenação.
Peça, também, que justifiquem suas faltas.
Os professores avaliarão a necessidade de reposição das tarefas e informarão através da agenda. Lembre a seus pais de avisar a escola as faltas prolongadas (viagens) com antecedência.
Faltas por doença também precisam ser comunicadas, principalmente para preservar a saúde dos amigos e da coletividade.
Se depois de já termos conversado com você e com sua família, você continuar a não cumprir com suas obrigações escolares, utilizaremos o tempo livre para o cumprimento das mesmas.

Aqui não há espaço para violência. Avaliaremos cada caso em função da maturidade e reincidência. Em casos extremos seus serão sempre notificados na agenda e seus responsáveis precisarão tomar ciência ou comparecer à Escola se a Coordenação ou Direção assim achar necessário.

Posted by Picasa

Nenhum comentário: