quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Circuito Ayrton Senna de Juventude-2011

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Reflexão sobre os direitos do cidadão _ 8ª série

O Analfabeto Político ::Bertold Brecht "O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas. O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que da sua ignorância política nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos que é o político vigarista, pilantra, o corrupto e lacaio dos exploradores do povo." Nada é impossível de Mudar "Desconfiai do mais trivial, na aparência singelo. E examinai, sobretudo, o que parece habitual. Suplicamos expressamente: não aceiteis o que é de hábito como coisa natural, pois em tempo de desordem sangrenta, de confusão organizada, de arbitrariedade consciente, de humanidade desumanizada, nada deve parecer natural nada deve parecer impossível de mudar."

Democracia X Cidadania

Cidadania. A cidadania formal é, conforme o direito internacional, indicativo de nacionalidade, de pertencimento a um Estado-Nação, por exemplo, uma pessoa portadora da cidadania brasileira. Em segundo lugar, na ciência política e sociologia o termo adquire sentido mais amplo, a cidadania substantiva é definida como a posse de direitos civis, políticos e sociais. Essa última forma de cidadania é a que nos interessa. A compreensão e ampliação da cidadania substantiva ocorrem a partir do estudo clássico de T.H. Marshall – Cidadania e classe social, de 1950 – que descreve a extensão dos direitos civis, políticos e sociais para toda a população de uma nação. Esses direitos tomaram corpo com o fim da 2ª Guerra Mundial, após 1945, com aumento substancial dos direitos sociais – com a criação do Estado de Bem-Estar Social (Welfare State) – estabelecendo princípios mais coletivistas e igualitários. Os movimentos sociais e a efetiva participação da população em geral foram fundamentais para que houvesse uma ampliação significativa dos direitos políticos, sociais e civis alçando um nível geral suficiente de bem-estar econômico, lazer, educação e político. A cidadania esteve e está em permanente construção; é um referencial de conquista da humanidade, através daqueles que sempre buscam mais direitos, maior liberdade, melhores garantias individuais e coletivas, e não se conformando frente às dominações, seja do próprio Estado ou de outras instituições. No Brasil ainda há muito que fazer em relação à questão da cidadania, apesar das extraordinárias conquistas dos direitos após o fim do regime militar (1964-1985). Mesmo assim, a cidadania está muito distante de muitos brasileiros, pois a conquista dos direitos políticos, sociais e civis não consegue ocultar o drama de milhões de pessoas em situação de miséria, altos índices de desemprego, da taxa significativa de analfabetos e semianalfabetos, sem falar do drama nacional das vítimas da violência particular e oficial. Conforme sustenta o historiador José Murilo de Carvalho, no Brasil a trajetória dos direitos seguiu lógica inversa daquela descrita por T.H. Marshall. Primeiro “vieram os direitos sociais, implantados em período de supressão dos direitos políticos e de redução dos direitos civis por um ditador que se tornou popular (Getúlio Vargas). Depois vieram os direitos políticos... a expansão do direito do voto deu-se em outro período ditatorial, em que os órgãos de repressão política foram transformados em peça decorativa do regime [militar]... A pirâmide dos direitos [no Brasil] foi colocada de cabeça para baixo”.1 Nos países ocidentais, a cidadania moderna se constituiu por etapas. T. H. Marshall afirma que a cidadania só é plena se dotada de todos os três tipos de direito: 1. Civil: direitos inerentes à liberdade individual, liberdade de expressão e de pensamento; direito de propriedade e de conclusão de contratos; direito à justiça; que foi instituída no século 18; 2. Política: direito de participação no exercício do poder político, como eleito ou eleitor, no conjunto das instituições de autoridade pública, constituída no século 19; 3. Social: conjunto de direitos relativos ao bem-estar econômico e social, desde a segurança até ao direito de partilhar do nível de vida, segundo os padrões prevalecentes na sociedade, que são conquistas do século 20. MANDAMENTOS CÍVICOS 1. Honra a Deus amando a Pátria sobre todas as coisas, pois Deus nos deu por berço esta Terra com tudo o que nela existe de esplendor no céu e de beleza e de fartura na terra (ecologia). 2. Considera a Bandeira como a imagem viva da Pátria, prestando-lhe o culto do teu amor e servindo-a com todas as forças do seu coração (religiosidade). 3. Honra a Pátria no passado, sobre os túmulos dos heróis, glorifica-a no presente: com a virtude e o trabalho, impulsiona-a para o futuro: com a força e a dedicação, que é a força da fé. ( estudo e trabalho). 4. Instrui-te para que possas andar por teu passo na vida e transmita a teus filhos a instrução que dote que não se gasta, direito que não se perde, liberdade que se não limita (educação). 5. Pugna pelos direitos que te confere a lei, respeitando-a em todos os seus princípios, porque da obediência que se lhe presta a Ordem, que é a Força sua vê que mantém os homens em harmonia (Lei dos direitos e deveres). 6. Ouve e obedece aos teus superiores, porque sem disciplina não pode haver equilíbrio. Quando sentires o tentador, refugia-te no trabalho, como quem se defende do demônio na fortaleza do altar (disciplina e ordem). 7. Previne-te na mocidade, economizando para a velhice, que assim prepararás de dia a lâmpada que te ilumina a noite (instrução e educação). 8. Acolhe o hóspede com agasalho oferecendo-lhe a terra, a água e o fogo, sempre porém, como senhor da casa, nem com arrogância que o afronte, nem com submissão que te humilhe, mas se serenamente sobranceiro (solidariedade). 9. Ouve aos teus, que tem interesse no que lhes é próprio reservando-te com os de fora. Quem sussurra segredos é porque não pode falar alto, e as palavras cochichadas nas trevas são sempre rebuços de idéias que se não ousam manifestar ao sol (influências / opinião própria). 10. Ama a terra em que nasceste e a qual reverterás na morte. O que por ela fizeres por ti mesmo farás que és terra, e a tua memória viverá na gratidão do que te sucederem (fazer o bem). Estes mandamentos encerram-se em dois: Amar a Pátria sobre todas as coisas e Aos que conosco trabalham para engrandecê-la Os mandamentos cívicos (em uma nova versão) 1. preservas a natureza, pois foi Deus quem nos concedeu tanta beleza. 2. Respeita a Bandeira, como se deve respeitar a religião. 3. Estuda o passado para que possas conhecê-lo e trabalhando no presente possas construir o futuro. 4. Estude e dê oportunidade para que seus filhos possam estudar pois esse, é o seu maior bem, que ninguém poderá tirar. 5. Quem não tem instrução não poderá defender seus direitos por não conhecê-los. 6. Tenha disciplina e saiba obedecer. 7. Estude enquanto se é jovem para garantir uma velhice tranqüila. 8. Ajude o próximo. 9. Ouve seus pais e seus professores que desejam o seu bem, cuidado com os falsos amigos. 10. Faça o bem para que tua memória permaneça. Declaração Universal dos Direitos Humanos O direito à vida Artigo 1º - todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos, e dotados que são de razão e consciência, devem comportar-se fraternalmente uns com os outros. Artigo 3º - todo indivíduo tem direito à vida, à liberdade, e à segurança de sua pessoa. O direito à integridade da vida Artigo 5º- ninguém será submetido a torturas, penalidades ou tratamentos cruéis desumanos ou degradantes. O direito a vida privada e a honra Artigo 12- ninguém será objeto de ingerências arbitrárias em sua vida privada e sua família, seu domicílio ou sua correspondência, nem de ataques às sua honra e reputação. Toda pessoa tem direito à proteção da lei contra tais ataques. Estatuto da criança e do adolescente Lei nº 8069/90 Brasil Artigo 3º - a criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta lei, assegurando-se a eles, por lei ou por outros meio, todas as condições de liberdade e de dignidade. Artigo 4º- é dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária. Parágrafo único: a garantia a prioridade compreende: a) primazia de receber proteção e socorro em quaisquer circunstâncias. b) Precedência de atendimentos nos serviços públicos ou de relevância pública. c) Preferência na formulação e na execução das políticas sociais públicas. d) Destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção à infância e à juventude. Artigo 5º- nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais. Artigo 7º- a criança e o adolescente tem direito a proteção à vida e à saúde, mediante a efetivação das políticas sociais públicas que permitam o seu nascimento e o desenvolvimento sadio e harmonioso, em condições dignas de existência. Responda: 1. A minha vida está sendo respeitada? 2. A vida do planeta está sendo respeitada? Por quê? 4. O que eu posso fazer para preservar o planeta. Escreva um texto falando sobre a vida: 5. O que nós podemos fazer para preservar a natureza da nossa escola? 6. Você respeita as regras de boa convivência na escola? 7. Você acha que seu comportamento é ético? Você se considera um cidadão? Justifique sua resposta. Após responder todas as questões vá ao blog da escola e poste suas respostas em comentários. http://eegaudencio-eti.blogspot.com

Estudante com síndrome de down passa no vestibular da UFG



É possível tratar as pessoas com síndrome de Down cm respeito e igualdade.
Será que o personagem do filme 7º mês teve suas necessidades básicas atendias.

Roteiro de Trabalho com Filme

EE. Antonio Perciliano Gaudêncio _ ETI Oficina Curricular de Informática Educacional Roteiro de Trabalho com Filme Data: Dados Técnicos Titulo do Filme Original: Título em Português: Equipe Técnica (direção, produção, técnicos, roteiro, figurino, fotografia, elenco principal: 2 – Análise pessoal: Questões para analise do filme escolhido: 1) Qual o tema do filme? O que os realizadores do filme tentaram nos contar? Eles conseguiram passar a sua mensagem? Justifique a sua resposta. 2) Você assimilou/aprendeu alguma coisa com este filme?O quê? 3) Algum elemento do filme não foi compreendido? 4) Do que você mais gostou neste filme? Por quê? 5) Selecione uma sequência protagonizada por um dos personagens do filme, analise e explique qual a sua motivação dramática. O que a sua motivação tem a ver com o tema do filme? 6) Qual o seu personagem favorito no filme? Por quê? 7) Qual é o personagem de que você menos gostou? Por quê? 8) Descreva o uso da cor no filme. Ela enfatiza as emoções que os realizadores tentaram evocar? Como você usaria a cor no filme em questão? 9) Analise o uso da música no filme. Ela conseguiu criar um clima correto para a história? Como você usaria a música neste filme? 10) Todos os eventos retratados no filme são verdadeiros (ou verossímeis)? Descreva as cenas que você achou especialmente bem coerentes e fiéis á realidade. Quais as sequências que parecem menos realistas? Por quê? 11) Qual é a síntese da história contada pelo filme? 12) Como a montagem do filme interfere na história contada pelo filme?