sexta-feira, 1 de julho de 2011

Projeto Datas Comemorativas: Festa Junina

I. Justificativa:
Festa Junina pode ser uma excelente oportunidade de engajar diversas disciplinas em um projeto interdisciplinar. Para a escola inteira! É tempo de soltar a criatividade, e por mãos a obra.

II. Objetivos:
• Resgatar valores culturais exercendo a cidadania através ações concretas como a solidariedade e integração dos alunos;
• Promover conhecimento sobre as características da Festa




Junina, destacando seus aspectos religiosos, sociais, o trabalho e a valorização do homem do campo.

III. Habilidades:
• Utilizar-se de diferentes formas da linguagem (escrita, oral, corporal) para expressar-se através da dança, declamação de poesias e dramatizações;
• Saber conviver em grupo.

IV. Procedimentos:
Incentivar os educandos a serem colaboradores nos trabalhos em grupos;
Realizar pesquisa sobre a origem e a tradição da quadrilha na região sudeste do Brasil, destacando nossa realidade, através de comparações, pesquisas com os pais e pessoas da comunidade.

V. Ações:
• Valorizar a participação dos alunos em todas as etapas do projeto desde a decoração da escola, mural, danças, dramatizações e declamações;
• Estimular a pesquisa e leitura como forma de ampliar o conhecimento;
• Roda de conversa para apresentação das pesquisas;
• Discussão da tradição da quadrilha (semelhanças e diferenças);
• Trabalhos de leitura e interpretação.

VI. Avaliação:
A avaliação será continua uma vez que levará em conta a participação dos alunos nas diversas atividades proposta pelas oficinas.

Projeto Meio Ambiente & Tecnologia

.Justificativa:
A Educação Ambiental não deve ser entendida como um tipo especial. Trata-se de um processo longo e continuo de aprendizagem, de uma filosofia de trabalho participativo em que todos, (família, escola e comunidade) devem estar envolvidos.
Portanto, deve ser um processo crítico, criativo e político com preocupação de transmitir conhecimento a partir da discussão e avaliação feitas pelo aluno, da sua realidade individual e social, na comunidade em que vive.

II.Objetivos:
• Familiarizar-se com valores e parâmetros utilizados no tratamento de águas residuárias;
• Desenvolver pensamento crítico que permita pensar e atuar local e globalmente;
• Trabalhar conceitos pedagógicos, métodos e técnicas apropriadas à Educação Ambiental;
Construir com os alunos uma idéia global de meio ambiente, para tanto, o educando recebe uma formação básica que lhe permite utilizar as inovações tecnológicas de forma a proteger e conservar o meio ambiente, utilizando seus recursos naturais de forma sustentável.

III. Habilidades:
• Identificar aspectos ambientais determinantes ao correto funcionamento de qualquer atividade, que estabelecem o estado natural dos ecossistemas;
•V. Ações:
• Envolver todos os professores da Escola Antonio Perciliano Gaudêncio;
• Utilizar músicas educativas para apresentações sobre os conteúdos trabalhados;
• Fazer parceria com os alunos da 7ª e 8ª série que participam do Game superação para desenvolver o projeto;
• Promover palestras de conscientização.
Aplicar o conceito de desenvolvimento sustentável;

18 de Abril Dia Do Livro Infantil e Monteiro Lobato

Projeto Datas Comemorativas
18 de Abril Dia Do Livro Infantil e Monteiro Lobato
I. Justificativa:
“Nós, brasileiros, não temos o hábito de ler livros. Por isto se faz necessário educar para Ler. E se conquista bons leitores na infância e Adolescência. Como dia 18 de abril é o Dia Nacional do Livro Infantil. Esta data foi escolhida em homenagem a um grande escritor brasileiro de livros para crianças: Monteiro Lobato.
É pr



eciso ter muito cuidado na formação de leitores. Cuidado na escolha da obra, estimular a curiosidade para a leitura de um texto e em conduzir bem o processo. Não se pode exigir do principiante na leitura a mesma compreensão de um leitor já formado. É preciso paciência, dedicação e criatividade.
Mas, como ler é o único jeito de se comunicar de igual para igual na escola e na sociedade, estamos mobilizando a escola através dos alunos de 7ª e 8ª séries que criaram o Projeto Leitura em Ação dentro do Game Superação.
São eles os protagonistas da leitura dentro e fora da sala de aula.
II. Objetivo:
• Educar e conscientizar o aluno sobre a importância do universo e do manuseio e conservação de obras literárias.
• Conduzir o educando à descoberta do mundo e de si próprio através da leitura, quer seja leitura livre, quer seja através da leitura instrumental.
• Aprimorar o gosto pela leitura, tornando-a um hábito.
III. Habilidades:
• Levar o educando a desenvolver sua competência leitora, aprimorando a compreensão e interpretação.
IV. Procedimento:
• A nossa proposta é mais do que criar um hábito de leitura: é criar o desejo da leitura por prazer, ampliar a concepção do mundo e desenvolver o senso crítico.
• Estimular pesquisas em livros, jornais e revistas;
• Praticar a leitura e interpretação de textos na sala;
• Produção de textos (recontar a história, mudar o final, criar sua própria história).
V.Ações:
• Incentivar o hábito da leitura livre;
• Roda de conversa para que o alunos troquem dados dos livros lidos;
• Utilizar a leitura instrumental no cotidiano escolar.
VI. Avaliação:
Será realizada através da participação dos alunos nas diversas atividades desenvolvidas.

Apresentação de Capoeira