terça-feira, 26 de maio de 2009

Leitura e Interpretação de texto do 2º Ano






Informática Educacional

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Projeto Data Comemorativa: Dia das Mães

Oficinas Curriculares, Curriculo Básico e Programa Escola da Familia desenvolveram projeto para comemorar o dia das mães resgatando o valor familiar e a solidariedade entre filhos e pais.
O produto final do projeto foi um delicioso almoço realizado no sábado véspera do dia das mães, onde houve apresentações culturais e sorteio de muitos brindes a mães participantes.














Professora Daniele Desenvolve atividades na semana da Páscoa
















EE. "Antonio Perciliano Gaudêncio" investe em Alfabetização On line







A Oficina de Informática Educacional desenvolve projeto de alfabetização para as primeiras séries do ensino fundamental visando colaborar com o Curriculo Básico tornanco o processo de alfabetização lúdico e mais diversificando. Inserindo a tecnologia digital a serviço da educação.

Projeto Datas Comemorativas: Páscoa




As Oficinas de Orientação para Estudo e Pesquisa Ciclo II, Informática Educacional Ciclo I, Atividades Artísticas e Saúde e Qualidade de Vida desenvolveram projeto para resgatar e valorizar os simbolos e significados da Festa Pascal, com atividades de pesquisa, pintura, jogos interativos e fecharam o ptoejto com o Filme Paixão de Cristo para a 7 ª e 8ª séries.











segunda-feira, 11 de maio de 2009

Atividades das alunas Bruna e Milena 4ª série








pesquisa sobre os personagens do sitio do pica pau amarelo
Emília
na trama criada por Lobato,foi feita por Tia Nastàcia para a menina Narizinho . Nasce muda e é
curada pelo doutor caramujo,que lhe receitou uma `´pílula falante``Emília,então,desembesta a falar
``Estou com um horríveu gosto de sopo de boca ,´Narizinho, preocupada pedio ao ´´doutor ´´ que a fizesse vomitara quela pilula e engolir uma mais fraquinha. Mas . Explicou caramujo , aquilo era ´´
fala recolhida ´´,que não podia mais ficar´´ entalada´´. Ela é conhecida por volta e meia abrir sua torneirinha de asneiras ´´ principalmente quando quer explicar algo de difícil explicação ou justificar uma ação ou vontade .Além de falar muito , também costuma trocar os nomes de coisas ou
pessoas por versões com sonoridade semelhante.
Narizinho
Seu nome verdadeiro é lúcia Encerrabodes de Oliveira; ela mora com sua avó,Dona benta Encerradobes de oliveira e com Tia Nastacia no Sítio do Pica pau amarelo.O primeiro livro em que Narisinho aparece é A Menina do narizinho arrebitado ,mais tarde transformado no primeiro capitulo de ´´reinacoes de narizinho ´´ obra que reune varias estorias que já foram publicadas do
autor .Segundo Reinações de narizinho , a menina ´´...tem sete anos , e morena como jambo , gosta muito de pipoca e já sabe fazer uns

Homenagem a monteiro Lobato _ Dia do livro Infantil



Tia Nastácia.
A extrema bondade de tia nastácia DAVA-LHE,NO CONTEXTO DO SÍTIDPICAPAU AMARELO,O VERDADEIRO AR DE BRASILIDADE,JUNTO A UMA DONA BENTA DE INFORMAÇÃO CULTURAL EUROPÉIA .NEGRA, DE BEIÇOS GRANDES, ASSUSTADA E MEDROSA ,UMA COZINHEIRA DE MÃO CHEIA.SEM OS QUITUTES,A VIDA NO SÍTIO NÃO TERIA ''SABOR''...TIA NASTÁCIA É FAMOSA POR CAUSA DE SEUS DELICIOSOS BOLINHOS.

Pesquisa sobre os personagens do sítio do Picapau amarelo feita pela aluna Amanda da 3ª série "A" - Informática educacional.

Projeto de Alfabetização 1º e 2º Ano




Informática Educacional


A tecnologia auxilia o processo de alfafetização, permitindo que o aluno interaja com as letras e descobrem através de jogos e softwares a magia de aprender.
Leitura de histórias permitem aos alunos desenvolver suas habilidades motoras na hora de desenhar o que mais gostou nas mesmas.

quarta-feira, 6 de maio de 2009

SP lança escola de formação de professores

Só vai dar aula quem passar pela formação de quatro meses
* Concurso público vai contratar 10.000 professores
* Projeto abre 50.000 novas vagas na educação
* Serão criadas jornadas de 40 horas e 12 horas para professores
* Prova dos temporários será obrigatória para atuação na sala de aula
O governador José Serra e o secretário de Educação, Paulo Renato Souza, anunciam nesta terça-feira, dia 5, às 12h, no Palácio dos Bandeirantes, o Programa + Qualidade na Escola, com medidas importantes para melhorar a qualidade da educação no Estado. Será criada a Escola de Formação de Professores do Estado de São Paulo, que será obrigatória para os novos professores da rede pública. Serão 360 horas de formação durante quatro meses com atividades em classe e práticas escolares. “Estamos enfrentando com muito vigor um problema fundamental da educação, que é melhorar a preparação do professor para o aprendizado dos alunos”, diz o secretário Paulo Renato.
A iniciativa do Governo de São Paulo é pioneira no Brasil. Um projeto de lei enviado à Assembléia Legislativa vai estabelecer que o ingresso de professores, diretores e supervisores na rede pública estadual vai exigir, além do concurso público, a aprovação no curso de formação. Durante o curso, os candidatos a professor receberão 75% do salário inicial da categoria. A Escola de Formação de Professores do Estado de São Paulo ocupará o Edifício André Franco Montoro, na rua João Ramalho, e vai utilizar também a estrutura da Rede do Saber de ensino à distância, combinada com atividades presenciais e práticas de sala de aula. Serão feitas parcerias com universidades públicas e aproveitadas as experiências de várias ONGs que atuam no apoio à educação pública.
Concurso e abertura de vagas
O governo do Estado também vai contratar 10.000 novos professores e enviar à Assembléia Legislativa projeto para criar 50.000 novas vagas na educação pública. Os novos contratados terão que passar pela Escola de Formação de Professores do Estado de São Paulo para exercerem suas atividades junto aos alunos. “É um esforço significativo do Estado para valorizar o professor e melhorar a qualidade da educação pública”, diz o secretário Paulo Renato. Com as medidas, o governo reforça a estabilidade do corpo docente com professores efetivos e abre espaço para acelerar a redução do número de professores temporários.
Novas jornadas
Serão criadas duas novas cargas horárias para todos os profissionais da rede: 40 horas e 12 horas semanais, além das já existentes, de 24 e 30 horas semanais.
A jornada de 40 horas semanais é uma antiga reivindicação do magistério de São Paulo e assegura a estabilidade na escola dos professores das primeiras séries e das disciplinas com ampla carga horária, como Matemática e Língua Portuguesa. Já a jornada de 12 horas é importante para facilitar o processo de atribuição de aulas nas disciplinas com menor carga horária. A dificuldade de compor jornada nessas disciplinas é uma das principais causas do número elevado de professores temporários.
Prova dos temporários
O Programa + Qualidade na Escola traz também inovações na questão dos professores temporários. Será institucionalizado o exame obrigatório como requisito para que os professores atuem nas salas de aula. A atribuição de aulas dos professores temporários vai levar em conta os resultados da prova anual, além dos requisitos de tempo de serviço e titulação.
Somente serão admitidos para ministrar aulas os professores que forem aprovados na prova anual. Aos professores que não forem aprovados no exame e tiverem a garantia de estabilidade prevista na Lei 1010 (Lei da SP Prev) será assegurada a jornada mínima de 12 horas semanais, que será exercida em funções auxiliares do processo de ensino (como atividades em salas de leitura, infocentros e em programas de parceria com a comunidade). Os professores reprovadas no exame dos temporários não darão aulas. Esses professores deverão obrigatoriamente prestar o exame nos anos seguintes e conseguirem a aprovação para poderem dar aulas, ou continuarão em atividades auxiliares ao ensino nas escolas.
Atuam hoje na rede pública estadual 210 mil professores, sendo 130 mil efetivos e 80 mil temporários. São 5.300 escolas onde estudam cinco milhões de estudantes. As medidas do Programa + Qualidade na Escola seguem outras ações adotadas pelo governo para melhorar a qualidade da educação, como a política de bonificação e avaliação do desempenho, o programa Ler e Escrever, a definição de currículos e diversas formas de recuperação do aprendizado. “É um trabalho consistente e corajoso que vai melhorar a qualidade da nossa educação”, diz o secretário Paulo Renato.

fonte: www.educacao.sp.gov.br