quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Contrato pedagógico de OEP _ Ciclo II

EE. “ANTONIO PERCILIANO GAUDÂNCIO”
ETI – ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL
OFICINA DE ORIENTAÇÃO PARA ESTUDO E PESQUISA
PROFESSORA LUCIANE ASSUNÇÃO TONETE
CICLO II _ 5ª a 8ª série
CONTRATO PRDAGÓGICO

DEVERES:

Prestar atenção e participar das aulas;
Trazer portifólios e cadernos em ordem, (com as atividades em dia) e caprichado;
Quando um colega estiver falando os outros devem respeitar;
Cada um usar seu próprio material;
PEDIR LICENÇA, quando for levantar-se, sair ou entrar na sala de aula;
Falar baixo e educadamente com professor e colegas.
Não dispensar atenção com assuntos que não estejam relacionados ao conteúdo da sala de aula;
Não sair da sala sem autorização do professor; Não falar palavrões, não chamar ninguém por apelido pejorativo, não fazer brincadeiras de mau gosto ou agressivas;
Assumir responsabilidade nos deveres (trabalhos, tarefas) e, na vida;
Quando estabelecer um tempo para fazer atividades, permanecer em silêncio para que todos possam se concentrar;
Quando o professor for auxiliar os colegas nas carteiras, os demais Alunos devem manter silêncio para não atrapalhar os colegas.
Durante saídas para pesquisa (andar de forma ordenada, não correr pelos corredores, esperar o professor, não empurrar nas filas);
Manter seu espaço individual limpo e organizado;
Cumprir prazos estabelecidos e combinados;
Ao sair para pesquisas, entrevistas na comunidade ou excursões permanecer em grupo próximo ao professor, prestar atenção nas explicações, anotar o que realmente for importante, ter responsabilidade, respeitar os monitores, não dispersar, cumprir os combinados na sala (antes da saída);
Não se pode ir ao banheiro durante as aulas imediatamente após os intervalos, a não ser em casos de extrema necessidade;

DIREITOS:

1. Ir ao banheiro, quando realmente estiver necessitando;
2. Ter as explicações do professor;
3. Tirar dúvidas;
4. Oportunidade de expressar sua opinião, respeitando as do colega;
5. Tempo necessário para responder os exercícios;
6. Ser respeitado por colegas e professores;
7. Ser atendido diante de necessidade emergencial (levantar, falar, tomar água ou remédio);
8. Garantia de aula preparada e organizada, visando a efetiva aprendizagem;
9. Liberdade de Opinião;
10. Direito de se desenvolver integralmente em suas competências e habilidades;
11. Respeito ao seu material de estudo e de trabalho;
12. Que os colegas não conversem durante as explicações, para que não atrapalhem seu entendimento;
13. Utilizar o material didático-pedagógico com responsabilidade para elaborar seus trabalhos;
14. Direito a trabalhar colaborativamente e em grupo quando se fizer necessário;
15. Direito de ter seu espaço respeitado, sala limpa e em ordem;
16. Ter o contrato pedagógico consultado sempre que for necessário.

___________________________
Luciane Assunção Tonete
Professor responsável
Ida Iolanda, fevereiro de 2009.
Ciente
Aluno: __________________________________________

Pai ou responsável: ______________________________________________________

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

sala de Informática Ciclo I

EE. Antonio Perciliano Gaudêncio
Oficina de Informática Educacional
Professora Luciane Aparecida Assunção Tonete
Contrato Pedagógico

Como ligar os computadores: Não precisamos ligar os computadores, pois quando chegamos na sala de informática este já estará ligado.
Ser pontual.
Ser organizado.
Ao chegar no laboratório fazer o círculo e aguardar as instruções da professora de informática ou da professora;
Cumprir com as tarefas.
Fazer atentamente a autocorreção.
Arrumar a mochila consultando a agenda
Manter a sala limpa.
Tirar dúvidas e expressar suas idéias.
. Evitar conversar durante as aulas.
Respeitar as idéias das pessoas.
Evitar brincadeiras agressivas.
Ajudar os colegas e professores quando for precis
Aproveitar o recreio para lanchar e ir ao banheiro;
Não devemos utilizar sites que não estão sendo trabalhados durante a aula de informática.
Colocar as cadeiras no local combinado.
Entra e Sair em fila e em silêncio para não atrapalhar as outras turmas;
Conservar a sala arrumada para a próxima turma.
As atividades são feitas em dupla que serão escolhidas pela professora
Devemos verificar se os arquivos foram realmente salvos na pasta específica.
Verificar se recolheu os objetos trazidos para a sala de informática.
Copiar a agenda diariamente.
Prestar atenção nas aulas e nas correções.
Ser uma turma unida e solidária.
Não empurrar nas filas.
Cumprir as tarefas e deveres.
Admitir e rever os seus erros.
Evitar conversas paralelas durante as aulas.
Sentar de maneira adequada.
Manter seus estudos em dia.
Respeitar as regras.

Regras básicas para sala de informática Ciclo I

EE. Antonio Perciliano Gaudêncio
Oficina de Informática Educacional
Professora Luciane Aparecida Assunção Tonete
Contrato Pedagógico

Como ligar os computadores: Não precisamos ligar os computadores, pois quando chegamos na sala de informática este já estará ligado.
Ser pontual.
Ser organizado.
Ao chegar no laboratório fazer o círculo e aguardar as instruções da professora de informática ou da professora;
Cumprir com as tarefas.
Fazer atentamente a autocorreção.
Arrumar a mochila consultando a agenda
Manter a sala limpa.
Tirar dúvidas e expressar suas idéias.
. Evitar conversar durante as aulas.
Respeitar as idéias das pessoas.
Evitar brincadeiras agressivas.
Ajudar os colegas e professores quando for precis
Aproveitar o recreio para lanchar e ir ao banheiro;
Não devemos utilizar sites que não estão sendo trabalhados durante a aula de informática.
Colocar as cadeiras no local combinado.
Entra e Sair em fila e em silêncio para não atrapalhar as outras turmas;
Conservar a sala arrumada para a próxima turma.
As atividades são feitas em dupla que serão escolhidas pela professora
Devemos verificar se os arquivos foram realmente salvos na pasta específica.
Verificar se recolheu os objetos trazidos para a sala de informática.
Copiar a agenda diariamente.
Prestar atenção nas aulas e nas correções.
Ser uma turma unida e solidária.
Não empurrar nas filas.
Cumprir as tarefas e deveres.
Admitir e rever os seus erros.
Evitar conversas paralelas durante as aulas.
Sentar de maneira adequada.
Manter seus estudos em dia.
Respeitar as regras.
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BOAS VINDAS AOS ALUNOS EM 2009.

Criança.
Hoje, recebemos um presente :
VOCÊ,
que é a razão de nosso trabalho.
Saiba criança, que ser estudante é acordar com a certeza de que se vai aprender e ensinar um pouco mais, a cada dia.
Nós professores, queremos caminhar com você durante este ano e esperamos que veja sua presença na Escola como uma oportunidade imperdível, assim como é para nós.
Deixe-se encantar por tudo de bom que a vida lhe oferece e construa sua felicidade, sabendo que estaremos sempre ao seu lado.
Amamos você !!
SEJA BEM VINDO!!!!

Co0ntrato Pedagógio.

Para Alunos do Ensino Fundamental, ciclo I e II
Na Escola

Relacionando-se com os adultos

Espere sempre ser tratado com respeito e carinho e retribua da mesma forma. Espere sempre ser ouvido, mas saiba, também, escutar.
Espere que seu professor seja pontual, assim como você deve ser. Espere que sua aula seja planejada com seriedade e capricho, de forma a atender às suas necessidades e às de sua turma.
Procure colaborar para que as atividades sejam bem realizadas.
Defenda seus direitos, sabendo respeitar os dos outros. Aprenda a questionar e reivindicar quando sentir necessidade, sempre de forma respeitosa.

Relacionando-se com os colegas:

Nas discussões e debates, defenda suas idéias sem desrespeitar as dos outros.
Aceite qualquer colega para o trabalho e procure diversificar suas escolhas para as brincadeiras.
Saiba ser gentil e generoso.
Nunca deixe um colega triste e sozinho.
Respeite o jeito de cada um aprender.
Esteja sempre pronto a ajudar.
Não mexa no material dos colegas sem pedir.
Não brigue, insulte ou deboche.
Hora da entrada
Para que a espera do sinal seja mais tranqüila:
Não jogue bola.
Evite brincadeiras agitadas.
Permaneça no pátio.
Se estiver chovendo, espere o sinal no salão.

Em sala:

Procure ouvir o professor e os colegas.
Espere sua vez para falar.
Esteja sempre pronto para o trabalho.
Tenha o material completo e organizado.
Procure não se distrair com outros materiais (brinquedos só podem ficar fora da mochila na hora do recreio).
Se o trabalho for individual, procure não se distrair com os colegas.
Se o trabalho for em grupo, procure cooperar.
Faça as tarefas com capricho.
Nunca se debruce nas janelas.
Não saia da sala sem avisar.
Ao sair de sala por algum motivo (banheiro, beber água, buscar material etc) não se esqueça que o trabalho continua. Não perca tempo.
Saiba respeitar os materiais coletivos e usá-los somente com autorização.
No lanche :
Lave as mãos.
Forre a mesa.
Espere, no seu lugar, o suco ser servido.
Evite desperdício de refresco e merenda.
Jogue o lixo na lixeira.
Lanche com calma e sentado.
Só troque o lanche com os colegas vizinhos.
Não pegue o lanche do colega sem que ele concorde.
Saiba dividir.
Mantenha o espaço limpo.
Não traga refrigerante e evite alimentos que precisem ser guardados na geladeira.

Na troca de salas:

Não corra pela escola nem pare para brincar no caminho.
Procure fazer o menor barulho possível. Lembre-se que as outras turmas estão em aula.
Acompanhe sempre a sua turma.
Espere com calma sua vez de entrar em sala.
Quando for necessário deixar algum material (sapatos, mochilas etc.) em áreas de circulação, procure ser mais organizado que normalmente.
Nunca abandone sua mochila em local descoberto.

No recreio:

Brinque a valer sem machucar os colegas ou se colocar em risco, respeitando, também, as pessoas que estiverem passando.
Se algum colega se machucar, corra para ajudar e chame o adulto mais próximo para socorrer.
Respeite as combinações para divisão e utilização dos espaços.
Não são espaços de recreio o banheiro, a cozinha, a sala dos professores, a secretaria, a sala de aula, as salas de coordenação e direção, o salão e a biblioteca.
Participe dos jogos e brincadeiras respeitando a orientação dos professores.
O computadores e a internet podem ser utilizados, mas não esqueça de compartilhar as máquinas e, ao sair, fechar o programa que usou.
Nunca ligar ou desligar os computadores sem autorização do professor;
Pedir licencença para levantar-se, sair ou entrar na sala;
Cada coisa tem seu lugar.
Mantenha sempre os espaços em ordem.
Não carregue os brinquedos para outro espaço.
Nunca deixe de guardar o que usou.
Se você sair e deixar o brinquedo que estava usando com outro colega, lembre-se de avisá-lo de que ele, agora, será o responsável.
Nunca abandone seu parceiro na hora da arrumação.
Saiba compartilhar com seus colegas os jogos e brincadeiras, principalmente os mais disputados como o pingue-pongue.
Lembre-se de que se você não guardar bolas, bolinhas e raquetes no lugar certo, amanhã poderá não encontrá-las para brincar.
Caso encontre alguma peça perdida e não consiga identificar a qual jogo pertence, coloque-a na caixinha de achados e perdidos da própria sala.

Na saída:
Arrume sua mochila com atenção.
Deixe a sala organizada e limpa, se cada um manter seu espaço limpo teremos uma escola organizada e cuidada.
Verifique se não esqueceu nada embaixo da mesa.
Não corra, não jogue bola, nem participe de qualquer brincadeira agitada nesse momento.
Espere seu responsável no local indicado para a sua turma.
Tenha cuidado com as crianças menores e seus acompanhantes que estão circulando.

Como resolver problemas?

O que fazer quando você...
Se sentir agredido ou ficar com muita raiva?
Se sentir injustiçado, desrespeitado?
Perder algum objeto na escola?
For testemunha da atitude de algum colega ou adulto que possa prejudicar você, seus colegas ou a comunidade escolar?
Se sentir com medo de enfrentar alguma situação?
Tiver dúvidas ou não conseguir dar conta da tarefa proposta?
Descobrir que esqueceu o lanche ou o material escolar?
Tiver recado na agenda?
Se sentir triste ou sozinho?

Procure...

sempre o apoio dos amigos.
o apoio do professor mais próximo ou de quem você mais gosta e confia.
conte também com a ajuda das coordenadoras, diretores e de todos os funcionários da escola.
leve a discussão para a sala de aula.
Na dúvida consulte o professor, ele saberá orientá-lo para fazer a coisa certa.

Fora da Escola

O passeio escolar é também aula.
Procure estar atento para aprender e lembre-se das regras de sala.
Não esqueça do uniforme.
Você não poderá sair sem ele.
Traga sempre assinada a autorização dos pais.
Seja educado com quem nos recebe e com todos que encontrar no caminho.
Não se coloque em risco.
Acompanhe sempre seu grupo e o professor responsável.
Observe as regras do lugar que estamos visitando.
Precisamos de uma conduta adequada a cada espaço.
Não jogue lixo no chão e preserve sempre o ambiente que você está explorando.

Limites:

Peça sempre a seu responsável para justificar seus atrasos.
Eles serão registrados em sua agenda.
A partir do terceiro atraso mensal, seu responsável poderá ser chamado para conversar com a coordenação.
Peça, também, que justifiquem suas faltas.
Os professores avaliarão a necessidade de reposição das tarefas e informarão através da agenda. Lembre a seus pais de avisar a escola as faltas prolongadas (viagens) com antecedência.
Faltas por doença também precisam ser comunicadas, principalmente para preservar a saúde dos amigos e da coletividade.
Se depois de já termos conversado com você e com sua família, você continuar a não cumprir com suas obrigações escolares, utilizaremos o tempo livre para o cumprimento das mesmas.

Aqui não há espaço para violência. Avaliaremos cada caso em função da maturidade e reincidência. Em casos extremos seus serão sempre notificados na agenda e seus responsáveis precisarão tomar ciência ou comparecer à Escola se a Coordenação ou Direção assim achar necessário.

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terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Atribuição de aulas 2009 segue critérios Antigos: tempo de serviço e titulações.

A TODOS PROFESSORES E PROFESSORAS QUE PARTICIPARAM DA PROVA DE CLASSIFICAÇÃO PARA TEMPORÁRIOS (OFA) DA REDE ESTADUAL
Comprometidos com o aprimoramento da qualidade da educação e de acordo com o Decreto nº53.037/2008 do governador José Serra, esclareceremos o seguinte:
A prova dos temporários foi causa de uma ação movida pela APEOESP, em 23 de outubro de 2008, no Tribunal Regional do Trabalho, local em que ficou acordado o novo critério para atribuição de aulas -- termo de audiência No. 232/08 -- com a aplicação da prova classificatória para os professores temporários da rede estadual de ensino. Na ocasião, a APEOESP assinou o acordo que estipulou, inclusive, medidas e procedimentos claros para a aplicação da prova.
Em cumprimento a esta decisão, foi aplicada uma prova, em dezembro, da qual, 214 mil professores participaram com a mesma lisura com que a fizemos. Até dois dias depois da aplicação dessas provas, recebemos recursos nas diretorias de ensino; a partir daí, ela seguiu para correção. Contamos com a Imprensa Oficial do Estado para nos ajudar nesta tarefa de divulgação de resultados e a atribuição das aulas foi marcada para 5/02/09, como estabelecia no nosso calendário.
Em 23/12/08, a APEOESP, descumprindo com o acordo firmado em outubro de 2008, entrou -- na 13a vara da Fazenda Pública de São Paulo -- com uma Ação Civil Pública contra a aplicação da prova para atribuição de aulas, e obteve uma liminar. Essa medida judicial foi cassada pela ação da Procuradoria Geral do Estado, órgão que nos defende judicialmente, em 16/01/2009. Ocorre que, na véspera da atribuição, no dia 4/02/09, houve novo recurso por parte da APEOESP, interrompendo mais uma vez o processo de atribuição das aulas, que teve de ser transferida para o dia 10/02/09.
Gostaria de destacar ainda que o Poder Executivo respeita -- e sempre respeitou -- o Poder Judiciário. Ao acatar a decisão judicial da 13a Vara da Fazenda Pública de São Paulo, de 4/02/09, a Secretaria da Educação, enquanto governo responsável por cerca de 5 milhões de alunos, evitou que fosse prorrogado o início das aulas mais uma vez.
Dessa forma, para não prejudicar nossos milhões de alunos, cujos pais já se organizaram para o início do Ano Letivo, decidimos manter o início das aulas no dia 16/02/09. Assim, caros professores e professoras, nossa decisão está de acordo com nossa responsabilidade, o que não quer dizer que desistimos; o processo judicial continua, mas não terá efeito imediato para a atribuição que ocorre no dia 10/02/09.
Vamos buscar o mais rápido e melhor atendimento aos alunos neste semestre e criar as condições para que o processo judicial se resolva no mais breve prazo, de tal sorte que vocês, professores que deveriam, desde já, estar em sala de aula, possam vir a nos ajudar a cumprir o nosso objetivo comum: um ensino de qualidade.
Atenciosamente, Maria Helena Guimarães de Castro Secretária de Estado da Educação