domingo, 30 de março de 2008

Conto de Páscoa

Sentado na beira da calçada , com um ovo de chocolate pequenino nas mãos , olhar sério , aquele menino se pôs a imaginar. Havia muitas coisas que ele não entendia, por mais que tentasse.
Durante a semana toda, na escola, na rua , em casa , em todos os lugares só se ouvia falar de Páscoa , coelhinho e ovos de chocolate. A professora até colocou Jesus no meio da história, mas só aumentou a sua confusão; ele não conseguia organizar o pensamento. Jesus não é aquele que nasceu no Natal? Faz tão pouquinho tempo, e ele já morreu??!!
Não, decididamente ele não entendia nada . Não sabia exatamente o que uma coisa tinha a ver com a outra. Afinal de contas, por que comemorar, se Jesus morreu? Por que os ovos são de chocolate? E o coelho, o que ele faz nessa história?
Complicaaadooo!!!! Separava somente as coisas que entendia , e sabia o que era..
Entendia que estava esperando ganhar um ovo bem grande, daqueles que tinha visto na televisão, embrulhado num papel brilhante e com um laço de fita vermelha , que não veio, e ele sabia por quê: o dinheiro não deu.
Ele sabia. Nem seu pai e nem sua mãe tinham prometido dar-lhe um ovo de páscoa; e ele sabia, também, que o coelhinho não o trazia para ninguém. Então, como é que ele poderia satisfazer a sua vontade de comer chocolate? Como ia passar o domingo de páscoa sem comer ovo de páscoa? E a idéia veio assim, de repente!!! Por que não???
Foi até o primeiro semáforo daquela movimentada avenida e, quando o sinal ficava vermelho ele se lançava entre os carros e ia pedindo:
"Moço, dá um ovo de páscoa pra mim?"
"Senhor, poderia me dar um ovo de páscoa?"
"Moça , dá um ovo de chocolate pra mim?"
Assim, ia pedindo e ouvindo as mais esfarrapadas respostas, quando alguém respondia .
Até que, enfim, parou um carro velho, todo manchado de ferrugem. Dentro, um homem com cara de bravo ... Ele tomou coragem, foi até lá e arriscou o mesmo pedido:
"Moço , eu quero um ovo de páscoa" .
E qual não foi sua surpresa quando aquele homem pegou, no banco do passageiro, um embrulhinho e lho estendeu pelo vidro.
"Brigado, moço!!!"
E saiu em disparada.
De volta à sua calçada, ele olhou o ovinho e sorriu feliz. Afinal, agora ele comemoraria a Páscoa.
(Desconhecemos a autoria.)

Dia Mundial da Água

Luciane Assunção Tonete - la-at@yahoo.com.br - EE. Antonio Perciliano Gaudêncio _Orientação para Estudo e Pesquisa
Dia Mundial da Água
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
O Dia Mundial da Água foi criado pela Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas através da resolução A/RES/47/193 de 22 de Fevereiro de 1993, declarando todo o dia 22 de Março de cada ano como sendo o Dia Mundial das Águas (DMA), para ser observado a partir de 1993, de acordo com as recomendações da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento contidas no capítulo 18 (Recursos hídricos) da Agenda 21.
Nesse período vários Estados foram convidados, como fosse mais apropriado no contexto nacional, a realizar no Dia, atividades concretas que promovam a conscientização pública através de publicações e difusão de documentários e a organização de conferências, mesas redondas, seminários e exposições relacionadas à conservação e desenvolvimento dos recursos hídricos e/ou a implementação das recomendações proposta pela Agenda 21.
A cada ano, uma agência diferente das Nações Unidas produz um kit para imprensa sobre o DMA que é distribuído nas redes de agências contatadas. Este kit tem como objetivos, além de focar a atenção nas necessidades, entre outras, de:
Tocar assuntos relacionados a problemas de abastecimento de água potável;
Aumentar a consciência pública sobre a importância de conservação, preservação e proteção da água, fontes e suprimentos de água potável;
Aumentar a consciência dos governos, de agências internacionais, organizações não-governamentais e setor privado;
Participação e cooperação na organização nas celebrações do DMA.
Declaração Universal dos Direitos da Água
Art. 1º - A água faz parte do patrimônio do planeta.Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos. Art. 2º - A água é a seiva do nosso planeta.Ela é a condição essencial de vida de todo ser vegetal, animal ou humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura. O direito à água é um dos direitos fundamentais do ser humano: o direito à vida, tal qual é estipulado do Art. 3 º da Declaração dos Direitos do Homem. Art. 3º - Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia. Art. 4º - O equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende, em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam. Art. 5º - A água não é somente uma herança dos nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como uma obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras. Art. 6º - A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo. Art. 7º - A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis. Art. 8º - A utilização da água implica no respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado. Art. 9º - A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social. Art. 10º - O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.
Gota d’água
Por Vitor Casimiro _ Publicado em 25/03/2002-Atualizado em 28/12/2006 por César Munhoz9
Não adianta mais chorar a água derramada. Está na hora de fechar as torneiras. Enquanto esse valioso líquido escorre pelo ralo da poluição, do desperdício e da ocupação dos mananciais, o crescimento populacional e o conseqüente aumento da demanda por água ameaçam de colapso as reservas de água doce ainda disponíveis.
Nair Benedicto/Keydisc
Nordeste brasileiro: símbolo da má distribuição de água na Terra.
Uma coisa é líquida e certa: não tem água para todo mundo. Não que a Terra um dia vá ser igualzinha à paisagem desértica dos filmes Mad Max ou Duna. Nada disso. Todo mundo já ouviu falar no ciclo das águas, certo? Pois bem, de fato, a água se renova infinitamente. Rios, lagos e oceanos evaporam, o vapor d'água fica um tempinho na atmosfera e depois volta na forma de chuva para reabastecer os mananciais e o subsolo, onde tudo começou.
Em outras palavras, a fonte não vai secar. Para cessar a produção de água no planeta, só se o mar virar sertão. Até aí tudo bem, sábia mãe natureza. Mas pouca gente se dá conta de que o problema não é a falta de água e sim a má distribuição e o mau uso desse precioso recurso. Desperdiçando e poluindo, aí sim, não há água que chegue! De nada adianta ignorar o catastrofismo da ficção científica, o problema é sério e real.
Enquanto a humanidade usar e abusar da água como se ela fosse inesgotável, o colapso no seu fornecimento vai ser uma ameaça concreta. Abundante ela é, admite-se. Compõe mais de dois terços (precisamente 71%) do planetinha azul. No horizonte, ela existe a perder de vista nos oceanos. Se, em vez de observá-la ao nível do mar, você estiver no pé de alguma montanha, a sensação é a mesma. Ela está sobrando nos cumes gelados.
É tanta água que talvez por isso se esbanje tanto. Na reportagem a seguir, você vai ver que as aparências enganam. É hora de fechar as torneiras. De acabar com o desperdício. A fartura de água não quer dizer que ela esteja disponível onde se precisa. E, onde a água é abundante, nem sempre ela tem a qualidade necessária para o consumo.
Quer ver um exemplo: quem lhe vem à mente quando você ouve falar de falta d'água? Pode apostar que a maioria pensa nos habitantes de regiões castigadas pela seca, que buscam o que beber em uma poça de água barrenta. Mas isso pode ter mais a ver com os moradores das grandes metrópoles do que você pensa. Se alguém anda léguas à procura do gole que restou, cidades inteiras são obrigadas a buscar água a dezenas, centenas de quilômetros de distância se seus rios estão poluídos. Na reportagem a seguir, você vai entender os motivos desse drama mundial.

Dia Mundial da Água

Escola de Tempo Integral
EE. “Antonio Perciliano Gaudêncio” - ETI
15.195-000 Ida Iolanda / SP
Professora: Luciane, Ellen, Fabiana, Dinéia, Tatiane, Márcia Alonso, Eliandra e Andréia
Oficina Curricular: Orientação Para Estudo e Pesquisa, Artes, Atividades Esportivas e Motoras, Informática, Experiências Matemáticas, Hora da Leitura, Saúde e Qualidade de Vida
Série: 1ª a 8 ª séries do Ensino Fundamental.
Projeto Datas Comemorativas
Dia Mundial da Água

I. Justificativa:
Com as atuais transformações geográficas no Planeta Terra faz-se urgente conscientizar nossos descendentes da importância de se preservar o meio ambiente.
Para tanto é importante que os educandos entendam a água como um elemento sócio-natural em suas dimensões econômica, política, religiosa e histórica a fim de criar uma consciência crítica.

II. Objetivos:
· Compreender a influência da água sobre o homem e a agricultura;
· Conhecer cientificamente a água para distingui-la de outros líquidos utilizados no dia-a-dia;
· Conhecer o processo de transformações físicas da água para entender seu uso cientifico pelo homem.
· Aplicar os conhecimentos adquiridos, economizando água, não poluindo os rios e fontes.
III. Procedimento Metodológico:
Trabalhar as dimensões: social, cientifica, econômica e social da água ;
Ler e discutir diversos textos em grupo, trios e duplas;
Questionar a importância da água ao longo da história humana, tanto nos benefícios como nas catástrofes;
Compreender e aplicar o conceito de preservação.

IV.Ações:
Pesquisa bibliográfica ( livros de ciências, textos poéticos, jornais impresso e falado, revistas);
Discussão sobre a utilização da água em casa e a conta mensal;
Leitura e interpretação da Declaração Universal dos Direitos da Água.
Realização de atividades artísticas por parte da Professora Ellen ( Oficina de Artes);
Produção de diferentes tipos textuais sobre o tema: Água.

V. Avaliação:
A avaliação será continua, uma vez que levará em conta o desempenho dos educandos nas diferentes atividades desenvolvidas pelas oficinas.

VI. Cronograma:
19 a 26 de março de 2008.

Orientação Para Estudo e Pesquisa

Escola de Tempo Integral
EE. Antonio Perciliano Gaudêncio_ ETI
Ida Iolanda _ Nhandeara / SP.
Professora Luciane, Tatiane, Fabiana e Ellen Carla
Oficina Curricular: Orientação para Estudo e Pesquisa, Experiências Matemáticas, Atividades Motoras e Arte.

Projeto:
Banco de Experiências Criativas da Comunidade Escolar Antonio Perciliano Gaudêncio

I. Justificativa:
Todo ser humano tem um estilo de aprendizagem e todo ser humano tem potencialidades. É tão individual como uma assinatura.
Está inserido numa sociedade, com diversidade sócio-econômica, cultural e familiar.
Isto se reflete na sala de aula. Pois no cotidiano escolar há tantas diferenças, quanto há entre grupos.
Portanto, faz-se cada vez mais necessário incluir nas ações didático-pedagógicas todos os estilos de aprendizagem. Permitindo que o referido processo se faça de forma personalizada e flexível.

II. Objetivos:
Tornar nossa escola melhor, ou seja, mais acolhedora, no sentido de propiciar a cada educando oportunidade de desenvolver suas competências e habilidades de forma integral;
Identificar um talento, uma habilidade, uma inteligência através da qual os educandos possam tornar-se o que desejam ser;
Integrar a equipe docente para realizar ações que desenvolvam as potencialidades individuais e coletivas dos educandos;
Expandir a visão de mundo dos educandos, ampliando os paradigmas orientadores, buscando a complementaridade e integração como princípios da ação;
Construir sua visão de futuro como pessoa e cidadão, inserido no mundo contemporâneo como agente promotor de mudanças;
Aprimorar a sensibilidade para apreciação de expressões artísticas, nas suas mais variadas formas;
Valorizar a arte como parte da vida do ser humano enquanto ser social, descobrindo seu próprio potencial de criação artística.

III. Habilidades:
Expressar-se de modo confiante e efetivo em qualquer situação;
Desenvolver a habilidade de usar as palavras com eficiência na escrita, para que outros entendam clara e objetivamente o que se quer passar naquele texto;
Encontrar soluções para impasses profissionais, pessoais e familiares;
Tornar-se um leitor instrumental eficaz;
Aprender novos trabalhos e tarefas físicas com facilidade;
Desenvolver a inteligência lógica, tornando-se autônomo na tomada consciente de decisões;
Exercitar a criatividade, para “criar” soluções para desafios reais;
Aproveitar seu Q.I. corporal para estar em forma e ter capacidade de aprender continuamente.
Desenvolver e aprimorar a Inteligência Emocional, quesito indispensável para ser saudável e equilibrado, convier bem com colegas e familiares.

IV. Procedimentos Metodológicos:
Aplicar testes de cunho cientifica para verificar o nível individual e coletivo da inteligências;
Diagnosticar e encaminhar casos de educandos que necessitem de acompanhamento especializado (psicopedagogo, psicólogo, psiquiatra, ou fonoaudiólogo);
Analisar e desenvolver intervenções psicopedagógicas a partir dos resultados dos testes, que permitam ampliar e aprimorar as diversas modalidades das inteligências;
Criar e aproveitar oportunidades para incentivar o desenvolvimento pessoal e coletivo, com a conseqüente transformação do ambiente educacional;
Estimular os educandos a rever seu modo de compreender e lidar com seu corpo/mente num processo permanente de conscientização e comunicação;
Destacar a interdependência entre os processos internos e a qualidade ambiental como direciona-la na compreensão do conceito de harmonia de vida, com ênfase na relação homem-natureza.

V. Ações:
Estabelecer padrões de relacionamento eu com o outro, fundamentados nos valores humanos;
Incentivar os educandos a assumirem a atitude de agente de atualização permanente, gerindo seu processo de aprendizagem, contribuindo para a organização, manutenção, disseminação e aperfeiçoamento do Banco de Dados de Experiências pedagógicas Criativas da Comunidade Escolar;
Compreender o uso de técnicas e procedimentos para resolver problemas da prática escolar de maneira estruturada e significativa;
Aproveitar ao máximo os materiais didático-pedagógicos oferecidos pela escola, incluindo os diversos ambientes de aprendizagem;
Explorar as mídias e tecnologias existentes no ambiente escolar.

VI. Avaliação:
Será realizada através da análise dos testes psicopedagógicas; Com relatórios individuais e coletivos;
A avaliação será contínua através da participação dos educandos nas diversas atividades desenvolvidas no cotidiano escolar;
A avaliação do Projeto Banco de Experiências Criativas Pedagógicas da Comunidade Escolar será através do produto final das Oficinas Curriculares.

VII. Cronograma:
Fevereiro a dezembro de 2008.
























Anexos:

01. Teste: Estilos de Pensamentos ou Raciocínio
_ Autor: Quantum Learning de Bobli Deporter.

Justificativa:
Quando se descobre que estilo de Aprendizagem e de pensamento que funciona melhor para cada educando, é possível ajuda-los a compreender melhor as outras pessoas, tornando-os mais flexíveis e eficazes no processo de aprendizagem.

Objetivo:
Identificar os estilos de aprendizagem preferidos como também os estilos de pensamento ou raciocínio favoritos de cada educando.
Preparar atividades que valorizem a aprendizagem abordando o canal preferido dos educandos, procurando atingir o máximo de educandos possível, contribuindo para uma aprendizagem mais efetiva.
Modelo do Teste Aplicado aos alunos do ensino Fundamental Ciclo II
Professora Luciane Assunção Tonete - la-at@yahoo.com.br - EE. Antonio Perciliano Gaudêncio _Orientação para Estudo e Pesquisada - SP E-mail: la_at@yahoo.com.br


Teste de preferência auditiva, visual ou cinestésica:
Gostaria de estar fazendo este exercício:
a) por escrito b) oralmente c) realizando tarefas

2) Gosto mais de ganhar presentes que seja:
a) bonito b) sonoro c) útil

3) Tenho mais facilidade de lembrar nas pessoas:
a) a fisionomia b) a voz c) os gestos

4) Aprendo mais facilmente:
a) lendo b) ouvindo c) fazendo

5) o professor ou palestrante que mais me agrada:
a) aquele que traz ilustrações, desenhos, cartazes, explana o assunto em detalhes.
b) aquele que fala pouco faz resumo no final da aula.
c) aquele que faz excursões ministra aula no campo, leva a laboratórios.

6) O que mais me irrita quando chego em casa:
a) desordem, copo em cima da mesa, almofadas no chão.
b) som alto, barulho, crianças correndo e gritando.
c) chega e faz mais bagunça, dança no ritmo da música.

7. Ao lembrar um filme, me vem à mente:
a) as cenas b) os diálogos c) as sensações

8. Nas férias, gosto mais de:
a) conhecer novos lugares b) descansar c) participar de atividades

9) O que mais valorizo nas pessoas:
a) a aparência b) o que elas dizem c) o que elas fazem

10) Percebo que alguém gosta de mim:
a) pelo jeito de me olhar b) pelo jeito de me falar c) pelas suas atitudes

11) Meu carro preferido tem que ser principalmente:
a) bonito b)silencioso c) confortável

12) Quando vou comprar algo procuro:
a) olhar bem o produto b) ouvir o vendedor c) experimentar

13) Tomo decisões com base principalmente:
a) no que vejo b) no que ouço c) no que sinto


14) No seu quarto:
a) combina tudo, cores de cortina com o carpete, colchas, armários em perfeita ordem;
b) tem a mobília necessária, tudo prático e organizado;
c) tudo desorganizado, o guarda roupa “ se abrir uma porta não fecha mais”, muitas almofadas, um ninho.

15) Minhas roupas são:
a) coloridas, tudo combinado, impecável.
b) clássicas, tradicionais com cores neutras.
c) bem larga, frouxa, confortável, nada combina.

16) Quando escolho um livro;
a) leio a capa, a contracapa, prefácio, meio, vejo se o livro é bonito.
b) olho a capa, a espessura, leio a última folha para ver como termina.
c) vejo se o livro é emocionante, forte, apaixonante.

17) Enquanto espero alguém, fico:
a) observando o ambiente b) ouvindo as conversas c) andando, mexendo com a mãos

18) Eu mais me entusiasmo quando:
a) me mostram b) me falam c) me convidam para participar

19. Ao consolar alguém, procuro:
a) mostrar um caminho b) levar uma palavra de conforto
c) abraçar a pessoa

20) O que me dá mais prazer:
a) ir ao cinema b) assistir a uma palestra c) participar de esportes


Faça as contas:
A: _________ vezes 5 = ___________%
B: _________ vezes 5 = ___________%
C: _________ vezes 5 = __________%













































02. Teste: Auto_avaliação e Conhecimento de si mesmo.

Justificativa:
Quanto mais um indivíduo se conhece, mais ele pode trabalhar seus pontos fracos e ampliar seus pontos fortes na construção do conhecimento podendo vir a ser um cidadão atuante em seu meio.

Objetivo:
Verificar o quanto cada educando conhece-se e gosta de si, do local em que vive e das pessoas com as quais se relaciona.

TESTE: CONHECIMENTO DE SI MESMO

Você acredita que o conhecimento de si mesmo é a chave do melhoramento pessoal?
a) sim ( ) b) não ( ) c) sem idéia nenhuma ( )

Acredita ser conhecedor de si mesmo, em profundidade, podendo assim identificar seus próprios impulsos?
a) sim ( ) b) não ( ) c) superficialmente ( )

Já se preocupou em descobrir os porquês de suas principais manifestações impulsivas no terreno das emoções? Como ódio, raiva, amor, etc.
a) sim ( ) b) não ( ) c) raramente

Refletir sobre si mesmo e auto-analisar-se é difícil/
a) sim ( ) b) não ( ) c) Sem experiência ( )

Como você reage quando sente que ofendeu alguém?
a) fica penalizado ( ) b) sente-se inquieto ( )
c) reage com indiferença ( ) d) pede desculpas ( )

Entristece-se ao constatar no seu íntimo, pôr vezes, sentimentos fortes que não consegue dominar? Exemplo raiva.
a) sim ( ) b) não ( ) c) indiferente ( )

Você já tentou relacionar os seus principais defeitos?
a) sim ( ) b) não c) não vê razões para fazer ( )

Diante de algum erro ou falha sua, como se sente?
a) indiferente ( ) b) deprimido ( ) c) procura corrigir-se ( )

Você já sofreu alguma dor profunda, passou por um período de doença ou por um momento que lhe tenha feito mudar os seus hábitos ou corrigir algum defeito?
a) sim ( ) b) não ( )

Você pensa que se sentiria mais feliz e alegre compreendendo e controlando melhor suas rações desagradáveis? Seu mau humor e pessimismo?
a) sim ( ) b) não ( ) c) Indiferente ( )

Avaliação:
Número de respostas certas __________ vezes 10 = _______________%


Auto Avaliação

Dê uma nota para você de Zero ( 0 ) a Dez (10).

01. Onde você mora nota: ________
02. Sua Alimentação nota: ________
03. O que você veste nota: ________
04. Educação que está recebendo nota: ________
05. Sua vida pessoal nota:________
06. Seu relacionamento familiar nota: ________
07. Sua vida social nota: ________
08. Cuidados com a saúde nota: ________
09. Aperfeiçoamento ( como está seu processo de
Aprendizagem) nota:_________
10. O que realizou até hoje nota:_________





























03. Teste Sua Emoção

Justificativa:
Desenvolver as competências e habilidades que envolvem a Inteligência Emocional.

Objetivo:
Verificar o nível de desenvolvimento da Inteligência Emocional de cada Indivíduo.


Teste suas Emoções

_ Psicólogo Martin Seligman
Universidade da Pensilvânia / EUA

Você esquece o aniversário de sua Mãe (seu pai):
a) Não sou muito bom em lembrar de aniversários ( )
b) Estava preocupado com outras coisas ( )

Você deve R$ 10,00 à biblioteca por atraso na devolução de um livro:
a) Quando estou envolvido naquilo que estou lendo, esqueço o prazo ( )
b) Estava tão envolvido escrevendo meu trabalho que me esqueci de devolver o livro ( )

Você perdeu a paciência com um amigo:
a) Ele ou ela sempre me irrita ( )
b) Ele ou ela estava de mau humor ( )

Você é obrigado a ficar de castigo por não ter cumprido um horário pré-estabelecido:
a) eu sempre me atraso em meus compromissos ( )
b) eu me atrasei desta vez ( )

Você está se sentido deprimido:
a) nunca consigo relaxar ( )
b) Estive excepcionalmente ocupado esta semana ( )

Um amigo lhe diz alguma coisa que o magoa:
a) Ele sempre diz coisas sem pensar nos outros ( )
b) Meu amigo estava de mau humor e descontou em mim ( )

Você levou um belo tombo enquanto patinava:
a) Patinar é difícil ( )
b) O patim estava com defeito ( )

Você engorda nos feriados e não consegue perder peso:
a) Dietas não funcionam a longo prazo ( )
b) A dieta que eu tentei não funcionou ( )

____________ A
____________ B
04. Teste: Dinâmica Mental

Justificativa:
Preparar aulas que envolvam e despertem a criatividade e atenção dos educandos promovendo uma aprendizagem efetiva e flexiva.

Objetivo:
Descobrir se os educandos são mais auditivos, visuais ou cinestésicos.










































05. Teste: Revelador do Quociente Mental Triático – RQMT

Justificativa:
Ao se avaliar quais formas de raciocínio são mais utilizadas pelos educandos, é possível aprimorar suas competências e habilidades.

Objetivo:
Identificar as formas de ação e raciocínio dos educandos.

Luciane Assunção Tonete - la-at@yahoo.com.br - EE. Antonio Perciliano Gaudêncio _Orientação para Estudo e Pesquisa

Perguntas para o Revelador do Quociente Mental Triático(RQMT)
Dê-se uma nota de 1 (que é o mínimo) a 5 (que é o máximo) e anote dentro da figura da mesma linha. Depois, some os números de cada uma das três figuras e veja a interpretação.
01 - Se vejo ou escuto alguma coisa, eu observo bem, quero entender bem?_____
02 - Gosto de inventar coisas e organizar a turma para trabalhar junto?________
03 - Como sou na minha religião, acredito, tenho fé, sei orar?_________
04 - Sou alegre, gosto de brincadeiras, gosto de dar risadas?_________
05 - Sei falar, discutir, defender-me com palavras, sem brigar?________
06 - Acontece muito eu adivinhar o que vai acontecer? _________
07 - Sei gostar dos outros, sei agradar? ____________
08 - Faço muitas perguntas? _______________
09 - Quando falo, faço muita gesticulação com o rosto e com o resto do corpo?______
10 - Sei colocar-me na situação de outras pessoas e sentir o que elas sentem?_____
11 - Consigo notar logo o certo e o errado em mim, em casa e nas lições da aula?_____
12 - Se me perguntarem "como foi na escola", sei contar tudo, Tim tim por tim tim? _______
13 - Nas compras ou trocas que faço, já sei quanto ganho e quanto perco?______
14 - Gosto de inventar jeitos novos de fazer e arrumar as coisas?
15 - Penso muito ou pouco antes de fazer alguma coisa?
16 - Gosto de estudar através de experiências ou fazendo coisas com as mãos?
17 - Sei fazer trabalhos manuais bem feitos?
18 - Consigo prestar bem atenção nas aulas o tempo todo?
19 - Organizo e cuido bem dos meus livros, meus brinquedos e minhas roupas?
20 - Gosto de me arrumar bem?
21 - Gosto de me arriscar para mostrar coragem, para ganhar dos demais?
22 - Quando noto algum defeito, sou capaz de falar a verdade, de fazer críticas?
23 - Quando quero alguma coisa, eu luto muito por ela até conseguir?
24 - Costumo pensar muito na minha vida daqui a 10 ou 20 anos?
25 - Sei mexer bem com aparelhos de som, videogame e controle remoto?
26 - Gosto muito de fazer trabalhos, de ajudar em casa, de ocupar-me?
27 - Gosto de fazer contas, guardar números na cabeça e estudar matemática?
Interpretação
Lógico, analítico, lado esquerdo do cérebro, subgrupo antioficial (que se opõe, critica, quer inovar), cultura científico-informacional.
Emocional, intuitivo, sintético, lado direito do cérebro, subgrupo oscilante (que quer união, se submete, coopera), cultura artístico-espiritual.
Prático, operacional, lado central do cérebro, subgrupo oficial (que organiza, manda, exige), cultura científico-econômica.
Escala:Máximo 45 pontos.Médio de 27 a 35 pontos.Mínimo 9 pontos.
Lei da proporcionalidade:Números iguais se anulam, lados iguais ou muito próximos comprometem a decisão, a ação;Diferença maior que 8 entre os lados, criam desproporção e tirania do lado mais forte.
Some os pontos para cada figura:
∆ ________ razão
O ________ emoção
 ________ ação

quinta-feira, 27 de março de 2008

Projeto Datas Comemorativas: Dia Internacional da Mulher


Escola de Tempo Integral
EE. “Antonio Perciliano Gaudêncio” - ETI
15.195-000 Ida Iolanda / SP
Professora: Luciane, Ellen, Fabiana, Dinéia, Tatiane, Márcia Alonso, Eliandra e Andréia
Oficina Curricular: Orientação Para Estudo e Pesquisa, Artes, Atividades Esportivas e Motoras, Informática, Experiências Matemáticas, Hora da Leitura, Saúde e Qualidade de Vida
Série: 1ª a 8 ª séries do Ensino Fundamental.
Projeto Datas Comemorativas: Dia Internacional da Mulher
I. Justificativa:
A comemoração do dia da mulher, que foi motivada pela fatídica morte de 130 mulheres no ano de 1857, quando as mesmas lutavam por seus direitos em uma fábrica de tecidos em Nova York, é uma data de extrema importância, pois possibilita reflexões e discussões acerca do papel da mulher na sociedade. Diante disso, faz-se necessário resgatar esse tema, a fim de possibilitar aos alunos do Ciclo I e II do Ensino Fundamental uma inserção mais crítica e participativa na sociedade contemporânea.
II. Objetivos:
· Possibilitar uma inserção mais critica e participativa na sociedade, através do resgate e conhecimento da história do dia Internacional da Mulher.
Resgatar o porquê da comemoração do dia internacional da mulher e sua representação social;
Colaborar para o desenvolvimento de uma consciência crítica da posição da mulher na sociedade;
Fazer levantamento e estudar a vida de mulheres que se destacaram ao longo da história;
Possibilitar contato mais efetivo com o computador e seu potencial de pesquisa;
III. Procedimentos Metodológicos:
Pesquisas na internet, jornais, revistas, livros sobre a história da mulher e suas conquistas;
Leitura e interpretação de textos;
Dramatizações teatrais;
Danças;
IV. Ações:
Participação ativa e dialogada dos alunos;
Confecção de cartazes homenageando a mulher por suas conquistas;
Realização de trabalho manual e troca de textos;
Pesquisa e confecção de linha do tempo – Mulheres que fazem história;
Discussões a partir de pesquisas na internet, leitura de textos;
Elaboração de diferentes tipos de textos;
V. Avaliação:
O trabalho propiciou um desenvolvimento integral dos alunos mobilizando seus conhecimentos, dialogando com saberes diferentes e ampliando assim informações de mundo, para além daquilo que já conheciam. Essa ação pode possibilitar uma transformação, para que as oficinas se torne de fato um espaço de construção coletiva, de autonomia, solidariedade e emancipação libertária, levando a uma prática educativa com base na relação entre pessoas, pois segundo Freire (1987, p.79), “os homens se educam em comunhão, mediatizados pelo mundo”.
VI. Cronograma:
03 a 11 de março de 2008.
___________________________

Projeto Datas Comemorativas: Dia Internacional da Mulher

Escola de Tempo Integral
EE. “Antonio Perciliano Gaudêncio” - ETI
15.195-000 Ida Iolanda / SP
Professora: Luciane, Ellen, Fabiana, Dinéia, Tatiane, Márcia Alonso, Eliandra e Andréia
Oficina Curricular: Orientação Para Estudo e Pesquisa, Artes, Atividades Esportivas e Motoras, Informática, Experiências Matemáticas, Hora da Leitura, Saúde e Qualidade de Vida
Série: 1ª a 8 ª séries do Ensino Fundamental.
Projeto Datas Comemorativas: Dia Internacional da Mulher
I. Justificativa:
A comemoração do dia da mulher, que foi motivada pela fatídica morte de 130 mulheres no ano de 1857, quando as mesmas lutavam por seus direitos em uma fábrica de tecidos em Nova York, é uma data de extrema importância, pois possibilita reflexões e discussões acerca do papel da mulher na sociedade. Diante disso, faz-se necessário resgatar esse tema, a fim de possibilitar aos alunos do Ciclo I e II do Ensino Fundamental uma inserção mais crítica e participativa na sociedade contemporânea.
II. Objetivos:
· Possibilitar uma inserção mais critica e participativa na sociedade, através do resgate e conhecimento da história do dia Internacional da Mulher.
Resgatar o porquê da comemoração do dia internacional da mulher e sua representação social;
Colaborar para o desenvolvimento de uma consciência crítica da posição da mulher na sociedade;
Fazer levantamento e estudar a vida de mulheres que se destacaram ao longo da história;
Possibilitar contato mais efetivo com o computador e seu potencial de pesquisa;

III. Habilidades:
Desenvolver e ampliar a habilidade de pesquisa, leitura, produção de textos e expressão.

IV. Procedimentos Metodológicos:
Pesquisas na internet, jornais, revistas, livros sobre a história da mulher e suas conquistas;
Leitura e interpretação de textos;
Dramatizações teatrais;
Danças;
V. Ações:
Participação ativa e dialogada dos alunos;
Confecção de cartazes homenageando a mulher por suas conquistas;
Realização de trabalho manual e troca de textos;
Pesquisa e confecção de linha do tempo – Mulheres que fazem história;
Discussões a partir de pesquisas na internet, leitura de textos;
Elaboração de diferentes tipos de textos;
VI. Avaliação:
O trabalho propiciou um desenvolvimento integral dos alunos mobilizando seus conhecimentos, dialogando com saberes diferentes e ampliando assim informações de mundo, para além daquilo que já conheciam. Essa ação pode possibilitar uma transformação, para que as oficinas se torne de fato um espaço de construção coletiva, de autonomia, solidariedade e emancipação libertária, levando a uma prática educativa com base na relação entre pessoas, pois segundo Freire (1987, p.79), “os homens se educam em comunhão, mediatizados pelo mundo”.
VII. Cronograma:
03 a 11 de março de 2008.

Projeto Datas Comemorativas : Páscoa

EE. Antonio Perciliano Gaudêncio _ ETI
Ida Iolanda - Nhandeara / SP
Oficina Curricular: Orientação para Estudo e Pesquisa, Experiências Matemáticas, Artes, Hora da Leitura,Atividades Esportivas e Motoras, Saúde e Qualidade de Vida e Informática
Professores: Luciane, Tatiane, Ellen Carla, Andréia, Fabiana, Dinéia, Eliandra, Márcia
Série: 1ª a 8ª séries do Ensino Fundamental

Projeto Datas Comemorativas
Páscoa
I. Justificativa:
O projeto envolveu a participação de todas as Oficinas Curriculares, objetivando trabalhar a solidariedade, a fraternidade, o respeito mútuo, paz e amor ao próximo.
Destacando a importância de resgatar os valores das festas tradicionais, levando os educandos a valorizar sua cultura, preservando-a com respeito.
Multiplicando o conhecimento da Origem e Símbolos da Páscoa através do conhecimento empírico.

II. Objetivos:
· Destacar o Verdadeiro significado da Festa Religiosa, das diferentes comemorações contemporâneas que visam o consumo e lucros;
· Conhecer os Símbolos Pascais, seus significados e quais os motivos pelos quais estes passaram a fazer parte da Comemoração da Páscoa;
· Desfragmentação do conteúdo;
· Percepção do Conhecimento como um todo através das Oficinas Envolvidas;

III. Habilidades:
Ampliar as potencialidades de pesquisa, leitura, produção de texto, revisão bibliográfica e representação , expressão artística e corporal.

IV. Procedimentos Metodológicos:
· Ler e discutir diferentes textos sobre o tema;
· Pesquisas em livros, jornais, bíblia e internet;
· Produção de textos, destacando o ponto de vista dos educandos;
· Encenação teatral;
· Mural com mensagens Pascais;
· Confecção de cartões de Páscoa pelos alunos;
· Danças e Coral;

V. Ações:
Realizar atividades diversificadas como,desenho livre, pintura, leitura e escrita, além de pesquisas orais com os pais a fim de verificar o conhecimento empírico das famílias e contextualizá-los como saber sistematizado;
Questionar significados da Páscoa para cada um em nossos dias, levando-os a compreender a simbologia utilizada nas tradicionais festas cristãs, com significados espirituais.

VI. Avaliação:
A Avaliação será feita a partir do empenho e participação coletiva e individual dos alunos durante as aulas teóricas, pesquisas, produções de texto, ensaio do teatro, danças, coral, confecção dos cartões e painéis sobre o Tema.

VII. Cronograma;
12 a 20 de Março de 2008.